TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REPERCURSSÕES DO FLUXO DE BRASILEIROS

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

1. OBJETIVO

Buscar compreender as causas, os motivos e as consequências decorrentes dos fluxos migratórios no Brasil no passado e na atualidade, o fluxo de brasileiros indo viver fora do país, tomando por base a conjuntura política, social e econômica de cada momento histórico, tanto em nível nacional como internacional.

Para tanto, serão analisados fatores responsáveis pelo desencadeamento de tais processos migratórios, procurando explicações em diferentes fontes históricas, bem como estudar o impacto social, cultural e econômico das diferentes correntes migratórias.

Num segundo momento, procurar refletir sobre soluções para situações e problemas decorrentes dessas migrações, de maneira que sejam expostas em sala de aula pelos alunos, o que poderia ser feito no intuito de tentar solucionar ou pelo menos amenizar problemas advindos da saída e chegada de diferentes levas migratórias, no Brasil e na Europa.

O objetivo propõe trabalhar com atividades que possibilitem criar formas criativas e educativas para a socialização do conhecimento obtido por partes dos alunos, por meio de atividades interativas através de trabalhos de pesquisa, produções textuais, produções audiovisuais, organizar em sala de aula uma simulação de conferência nos moldes da ONU, onde serão tratados e debatidos assuntos inerentes ao tema e que futuramente irão compor um acervo a ser disponibilizado na biblioteca da escola, vindo a servir de meio de consulta para os anos seguintes.

2. METODOLOGIA

Com intuito de buscar efetivação das ações que tornem mais atrativo e interessante o estudo, para tal serão realizadas reuniões objetivando a discussão do tema proposto em sala de aula e preparação das simulações. Nessas reuniões, os alunos envolvidos com o fórum serão responsáveis pela problematização do tema, por meio de rodadas; de forma que em cada encontro, pequenos grupos de alunos (de 3 a 4 por grupo) apresentarão nas reuniões as situações-problema previamente sugeridas pelo professor orientador (mediador), ocasionando um debate entre os presentes, sempre focado nas propostas de solução.

A apresentação poderá ser realizada de diferentes formas, com ou sem a utilização de recursos digitais.

Os assuntos e situações-problema serão selecionados e propostos pelo mediador, de acordo com propostas existentes em comitês da Organização das Nações Unidas ou conforme problemas recorrentes na sociedade contemporânea, como conflitos entre povos por disputas territoriais, intolerância cultural, étnico-racial, política e religiosa; deficiência na geração e no abastecimento energético; crises e conflitos relacionados aos recursos hídricos e à produção de alimentos; movimentos migratórios, as constantes trocas culturais e a imposição de barreiras que dificultam os fluxos.

As reuniões serão registradas, sendo as principais informações sobre o que foi discutido com as soluções para determinados problemas condensados em forma de um relatório, com modelo definido pelo professor orientador.

Ao fim do projeto, os alunos realizaram um trabalho em forma de artigo cientifico baseado em um dos assuntos apresentados, onde irão expor o que foi debatido em cada uma das reuniões, realizando um aprofundamento sobre o assunto por meio de inclusão de mais informações extraídas de outras fontes (revistas, jornais, periódicos, publicações acadêmicas e literárias e pesquisas na internet).

Após isso, os referidos trabalhos serão encadernados e colocados num espaço específico, a ser previamente preparado na biblioteca da escola, sendo incorporados ao acervo desta, de forma que estejam à disposição para serem utilizados como fonte de consulta para os anos seguintes. Além disso, serão feitas tratativas para que os referidos trabalhos sejam alocados na web para comporem um universo de pesquisa, através da criação, caso não exista, de uma página da instituição na internet, onde toda a comunidade escolar e externa poderá travar contato com os artigos.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

No passado e na contemporaneidade, vários problemas afetaram e continuam afetando o mundo e o Brasil. Problemas esses, de ordem socioeconômica, política e geopolítica que geraram e geram, dentre outras consequências: os fluxos de europeus para o Brasil no século XIX e, na atualidade, os fluxos de brasileiros para a Europa, a discriminação étnico-cultural, a exploração da mão de obra, as condições análogas de trabalho, as barreiras físicas e do plano ideológico, etc. Como salienta Frick (2013):

Em geral a imigração ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições de vida e de trabalho por parte dos que imigram, ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações por motivos religiosos ou políticos.

Os processos migratórios sempre fizeram parte da vida do homem por diversas razões e em diferentes sociedades. A busca por melhores condições de vida sempre impulsionou o homem a se deslocar e a mudar de ambiente e/ou país (Frick, 2013).

Em meados do século XIX e, sobretudo, no início do século XX, pode-se observar um forte fluxo imigratório da Europa para o Brasil. Processo este que contou com grande incentivo do governo brasileiro, que buscava, dentre outros objetivos, sanar a necessidade de mão de obra após a abolição da escravidão.

Conforme Brasil Escola (2018):

(...) começou em 1888, quando, extinta a escravidão, o trabalho livre ganhou expressão social e a imigração cresceu notavelmente, de preferência para o Sul, mas também em São Paulo, onde até então a lavoura cafeeira se baseava no trabalho escravo.

Após a abolição, em apenas dez anos (de 1890 a 1900) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888).

Contudo, na atualidade houve uma inversão no contexto, muitos brasileiros nas décadas do final do século XX, passaram a imigrar para a Europa e Estados Unidos:

Entre as décadas de 80 e 90, milhões de brasileiros deixaram o Brasil, promovidos por sucessivas crises econômicas que assombrava todos os habitantes e posteriormente pelo crescente número de desemprego causado pelo processo de globalização e de novas tecnologias que tiraram muitos postos de trabalho, então foram em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida, direcionados a diversos países espalhados pelo mundo. (FRANCISCO, 2018)

De acordo com Pádua (2015):

Países como esses oferecerem qualidade de vida e oportunidade aos emigrantes. Figuram no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com