TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2.0 DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.

2.1 TECNOLOGIAS A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE.....................................4

2.2 O IMPORTANTE PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE UM MUNDO MAIS SUSTENTAVEL...........................................................................5

3.0 PROJETO LINHA DO TEMPO: MEIOS DO FUTURO.................................6

3.1 OBJETIVOS DO PROJETO...........................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................8

CONCLUSÃO.....................................................................................................9

REFERÊNCIAS..................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O meio ambiente tem se tornado alvo de discussão nas conferencias realizadas nos encontros das Nações Unidas, pelos impactos causados na natureza, um grande motivo para preocupação. Em apenas 250 anos o planeta ficou quase um grau mais quente. No ritmo atual, especialistas concordam que, a temperatura vai aumentar ainda mais, cerca de dois graus dentro de 50 anos e três graus até o final do século.

As principais causas do Aquecimento Global estão relacionadas com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras. O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva.

Em todas as regiões do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste estão acontecendo alterações nas estações do ano com climas todos os vês mais inconstantes. Por consequência destas variações climáticas estão ocorrendo aumento nos níveis das águas dos oceanos além do aumento das secas nas regiões semi-áridas nordestinas, com possibilidade desta região se transformar em um deserto. Sem contar também o aumento das chuvas e tempestades, principalmente em cidades da região Sudeste.

A diferença entre a situação atual e a situação daquelas civilizações antigas e que eles podiam migrar para outras regiões ainda não afetadas, pois o planeta era ainda pouco habitado e pouco degradado. As pessoas que conseguiram sobreviver ao colapso causado naquela época tiveram a chance de procurarem um novo lugar onde puderam recomeçar. O grande problema é que a situação atual está em uma escala global, pois atinge o mundo inteiro. Mesmo que não são todos os países que usam seus recursos matérias de maneira irresponsável, o abuso desses recursos naturais como água, combustíveis fósseis, o desmatamento e o aquecimento global em outros países podem comprometer a sobrevivência na terra.

Nesse sentido, a educação ambiental surgiu e é considerado um processo em que o indivíduo e a sociedade constroem valores sociais e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade com objetivo de manter a qualidade de vida.

2.0 DESENVOLVIMENTO

Até agora pode parecer que tudo está perdido, que é inevitável um fim trágico para a humanidade no planeta Terra. Sabe-se que desde o início da humanidade o homem já explorava o meio ambiente, encontrando meios de sobrevivência e nossos ancestrais viviam em conjunto, onde todos usufruíam dos campos, dos rios, das florestas, sem necessidades de comprar ou vender.

Nas últimas décadas, começou a destruição de maneira mais rápida das reservas naturais, e o lucro se tornou mais importante, onde se vive para ganhar o máximo que puder e consumir na mesma medida, consequentemente o meio ambiente está mais poluído e com sérios problemas a serem solucionado. A educação hoje pode ser o principal passo para conduzir o rumo do planeta.

Sustentabilidade é quando podemos ver; sentir; tocar numa flor, numa árvore, comer uma fruta, sentir o perfume das manhãs, respirarem ar puro, tomar a água límpida de um riacho e deixar tudo lindo para que nossos filhos e netos possam sentir comer, tocar, ver, beber e respirar o mesmo ar puro que um dia tivemos para nós.

Silvia Aparecida Maia

2.1 TECNOLOGIAS A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE

Quem um dia pensou que seria possível colocar dentro de um aparelho de telefone móvel as funções de um despertador, um mp3 player, uma câmera fotográfica, um GPS, um cronômetro, um vídeo game, um rádio, uma lanterna e ate mesmo uma biblioteca com vários livros, jornais e revistas. Pode parecer que não tenha sentido nenhum essa comparação, mas, preste um pouco mais de atenção, um aparelho, criado há poucos anos, ajuda a salvar o planeta. Uma árvore de eucalipto é derrubada e usada para fabricar um livro de papel com 500 páginas, isso sem contarmos o transporte e a energia gasta para a fabricação do livro.

Outro exemplo é a quantidade de energia gasta para fazer funcionar um radio comum, ou para carregar uma lanterna. Tudo isso, que até pouco tempo atrás era único e insubstituível, com a invenção do Smartphone, passou a se tornar até obsoleto e o mais importante com tal substituição se poupa muita energia e matéria prima. Este é só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com