TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade

Por:   •  11/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Internacional

Educação Física- Bacharelado

Cynthia Carolina Beuren

Alimentação, Ciência e Tecnologia e Sustentabilidade :

Como utilizar aquilo que não parece valido

Curitiba
2021

Cynthia Carolina Beuren

Alimentação, Ciência e Tecnologia e Sustentabilidade

Como utilizar aquilo que não parece válido

                                                                              Trabalho apresentado no curso de

graduação do Centro Universitário

Internacional                                      

Orientador: Professor Jonas    

Curitiba

2021

RESUMO

Para que possamos obter o alimento na mesa, uma série de etapas são necessárias, começando com a produção no campo, processamento industrial, distribuição e comercialização. A ciência e a tecnologia dos alimentos existem em todas as etapas, e a sustentabilidade dessa produção de alimentos é cada vez mais procurada. À medida que aumenta a consciência das pessoas sobre um mundo mais saudável, todos buscam qualidade de vida e proteção ao meio ambiente, por isso a sustentabilidade é enfatizada. Portanto, o desenvolvimento sustentável está cada vez mais aparecendo na indústria de alimentos, adaptando-se a novos processos de produção, utilizando recursos de forma racional, utilizando tecnologia limpa no processo e produzindo alimentos para melhor aproveitamento de matérias-primas e redução de desperdícios, protegendo o meio ambiente.

SUMÁRIO

Organizado em:

Capa

Contra capa

Resumo

Sumário

Texto sobre o assunto

Anexos

Referências

Alimentar a população do planeta sem consumir seus recursos é um desafio muito mais complexo do que simplesmente fornecer soluções inovadoras para o mercado. Essa é uma das conclusões de um estudo publicado na revista Natural Food. Comprovaram que a adoção de tecnologia não depende apenas do trabalho do laboratório, mas também requer relacionamentos envolvendo múltiplos participantes. O sistema de produção deve ser completamente revisado, desde a produção local até o gerenciamento de resíduos domésticos e, em seguida, por meio da indústria, trabalhadores, investidores, governos e consumidores.

“A simples melhoria incremental contínua – como pequenos aumentos nas produções de lavouras, criações e indústrias - não será suficiente para tornar os sistemas alimentares globais capazes de alimentar a crescente população mundial de maneira sustentável”, diz Maurício Antônio Lopes, pesquisador da Embrapa, único brasileiro a participar no estudo. “Em vez disso, será necessária uma transformação radical do sistema alimentar”, avisa Lopes, que foi presidente da u Companhia (2012 a 2019) e atualmente atua na Embrapa Agroenergia

Embora o estudo se concentre no potencial transformador da tecnologia, os autores reconhecem que a inovação por si só não é suficiente para mudar o sistema alimentar. “A transformação do sistema de produção de alimentos não será puramente técnica. O cerne desse processo é a forma de inovação, que envolve mudanças profundas nos diversos componentes do sistema (tecnologia, infraestrutura, competências e capacitação), bem como os valores, regulamentos, políticas e ampla reforma do mercado e da governança ”, diz o artigo.

Muitas tecnologias atuais têm um potencial poderoso para provocar mudanças importantes. No entanto, isso não garante que elas serão adotadas, ou se forem adotadas, terão o efeito desejado. Portanto, uma das conclusões deste trabalho é que os esforços para acelerar a mudança tecnológica devem estar alinhados aos processos políticos e sociais. “Eles podem atrapalhar e promover sistemas de inovação”, alerta o cientista.

Os autores afirmam que esse amplo consenso é fundamental para o desenvolvimento dos sistemas produtivos, pois a produção de alimentos envolve diversos grupos de questões éticas e ambientais.

Segundo este grupo de autores, este é um caminho complicado, mas vale a pena tentar. O uso simultâneo de múltiplas tecnologias pode promover a sustentabilidade, reduzir o desperdício de alimentos, melhorar o bem-estar humano e até mesmo criar novas oportunidades de negócios locais, muitas das quais relacionadas à bioeconomia.

Os pesquisadores lançaram oito fatores que podem promover um fluxo saudável de inovações que acelerará a transformação do sistema de alimentos mundiais, aumentar sua produtividade e garantir a sua sustentabilidade.

São elas: Construção de confiança;

Mudança de mentalidade;

Contato social e diálogo com atores relevantes;

Garantias políticas e regulatórias para a mudança;

Criação de incentivos para o mercado;

Prevenção de impactos indiretos desnecessários;

Estabilidade no desenvolvimento de trilhos e caminhos de

 transformação.

O fator decisivo para mudar o sistema alimentar estabelecer confiança

A produção de alimentos envolve uma cadeia produtiva ampla e complexa e participantes com vários interesses. Os cientistas acreditam que a transformação do sistema requer consenso e uma cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (807.3 Kb)   docx (768.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com