TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- A Origem Da Educação Escolar No Brasil: A ação Dos Jesuítas Como Parte Do Movimento Da Contrarreforma Católica.

Artigo: ATPS- A Origem Da Educação Escolar No Brasil: A ação Dos Jesuítas Como Parte Do Movimento Da Contrarreforma Católica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

PEDAGOGIA

História da Educação e Pedagogia

ATPS- A origem da educação escolar no Brasil: a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma católica.

Professora: Ângela

Bauru

31/04/2014

A origem da educação escolar no brasil.

A educação no Brasil originou-se com a chegada dos jesuítas ao nosso país. Os jesuítas também chamados de “soldados de Cristo” eram uma ordem religiosa que nasceu na Contrarreforma da igreja Católica, eles corriam o mundo para pregar o catolicismo por meio da catequização para converter almas pagãs.

Chegaram ao Brasil em 1549, liderados por Manuel de Nóbrega, de início acreditavam que catequizar seria fácil, tinham um plano de deslocar os índios para aldeias controladas pelos padres, mas não foi tão simples assim, a cultura nômade dos indígenas e também a resistência por parte de alguns índios que fugiam para a floresta, dificultava a missão dos jesuítas tornando-a algo perigoso.Porém com muito esforço, doutrinando principalmente as crianças eles conseguiramformar índios cristãos.

Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever então crianças e jovens aprendiam português ou espanhol (uma vez que o Tratado de Tordesilhas dividiu as regiões para os portugueses e espanhóis), profissões e operações mentais básicas, como contar. Utilizavam o teatro, o canto e outras atividades lúdicas para catequizar e de quebra para ensinar. Um ponto importante a se destacar é a gramática de José de Anchieta que foi escrita em 1556 e se tornou leitura obrigatória para os regedores das aldeias.

Um dos jesuítas que mais se destacou foi o Padre Antônio Vieira devido a sua eloquência e aos seus sermões, considerados verdadeiras peças literárias. Sua tarefa era evangelizar, erguer igrejas e realizar missões. A sua luta com os colonos que escravizavam os índios era constante, mas foi vencido por eles duas vezes e teve que se retirar do Brasil, voltando em 1960 ao recuperar seu prestígio. Ao voltar, as missões jesuíticas já estavam bastante ativas com criação de gado, plantação de cana, algodão e cacau.

A aldeia organizava- se com rigorosa administração, além da igreja havia hospital, asilo, escola e casa, os índios aprendiam práticas agrícolas e de criação de gado, fabricar instrumentos musicais, artigos em couros, embarcações, sinos, relógios, cerâmica, tecelagem etc. Os jesuítas foram constituindo novas frentes e integrando-as ao projeto de fazer cidades e cidadãos católicos.

O ensino jesuíta no século XVII manteve a escola conservadora, era centrada no nível secundário e visava à formação humanística privilegiando o estudo do latim, dos clássicos e da religião. A educação era voltada a poucos elementos da classe dirigente. Com o tempo a educação atendia a burguesia que aspirava ascensão social.

Todas as escolas jesuítas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, o RatioStudiorum. Eles não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.

Com a vinda da Família Real ao BrasilD. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia, mas a nossa primeira Universidade só surgiu em 1934, em São Paulo.

Segue abaixo os principais estabelecimentos escolares fundados no Brasil entre os períodos colonial, imperial e republicano:

1534 | Inácio de Loyola funda a Companhia de Jesus que possuía objetivos catequéticos

1541 | Fundação do 1° colégio da Companhia de Jesus

1542 | Colégio e Universidade de Pádua

1544 | Colégio fundado por S. Francisco de Borja, Duque de Gandia

1549 | Os jesuítas abriram escola de ler e escrever

1550 | Fundação do Colégio dos Meninos de Jesus, na Bahia

1552 | Colégios dos meninos órfãos no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com