TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ergonomia Etapa 4

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Ergonomia Etapa 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 4

Aula Tema: Análise do Ambiente – Conforto térmico, acústico e visual. Ferramentas da Gestão Ergonômica.

Esta atividade é relevante para que você compreenda a importância de se desenvolverem projetos que atendam a necessidade de conforto térmico, acústicos e visual, bem como de se identificarem Ferramentas da Gestão Ergonômica.

Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Fazer uma leitura, da página três à página 40, da seguinte dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da Universidade Federal de Viçosa:

- Avaliação Ergonômica de Postos de Trabalho Informatizados em Escritórios: Estudo do Caso numa Empresa Florestal. 2009.

Passo 2

Escrever uma resenha, com no máximo duas páginas, com base na leitura efetuada no Passo 1 desta etapa.

Este estudo avaliou ergonomicamente os postos de trabalho informatizados e ambiente de escritório de uma empresa florestal, identificando os riscos presentes.

Avaliaram-se 38 postos de trabalho informatizados, bem como os níveis de iluminância, ruído e temperatura, além da postura dos funcionários.

Outras aplicações advindas da natureza do trabalho como movimentos repetitivos, fadiga visual, monotonia, estresse e jornadas de trabalho foram avaliadas por meio de questionários.Elaborou-se um questionário com questões relacionadas à satisfação dos usuários, quanto ao mobiliário atual.

Avaliou-se a conformidade ergonômica dos mobiliários, com base nas NBR 13965:1997 e NBR 13962:2002.

A obtenção dos níveis de iluminância, ruído e temperatura se fez a partir de equipamentos apropriados.

A caracterização do perfil dos trabalhadores foi realizada através de medições relacionadas ao trabalho de escritório, a fim de identificar o perfil antropométrico desses indivíduos, como também sexo e idade.

As mesas e as cadeiras avaliadas não atenderam às dimensões recomendadas pelas normas.

O nível de iluminância presentes nos escritórios apresentou-se abaixo do limite estipulado pela NBR 5413:1992.

O nível de ruído estava dentro dos limites atendendo aos requisitos da NBR 10152:1997.

A temperatura efetiva estava dentro dos valores recomendados pela NR 17.

As posturas assumidas pelos funcionários mostravam-se incorretas, caracterizadas pelo tronco curvado e/ou torcido.

Passo 3

Concluir o projeto de reestruturação do posto de trabalho da empresa de transportes realizado pela consultoria que foi contratada, com base nos conhecimentos desenvolvidos na resolução das etapas anteriores.

Conclusão do Projeto de Reestruturação do Posto de Trabalho de Empresas de Transportes.

Verificamos que para as Empresas de Transportes serem reestruturadas devem na verdade dá inicio à reestruturação dos postos de fiscalização de transporte intermunicipal de passageiros.

Pois é visível verificar que uma equipe da Diretoria do Departamento de Operações terá que primeiro visitar o posto de cada município e o Terminal Rodoviário de Passageiros, onde a estrutura do posto de fiscalização deverá ser montada.

A primeira medida terá que ser disponibilizar computadores em todos os postos, a fim de facilitar e agilizar o trabalho dos fiscais de transportes de passageiros que atuam nas unidades.

E com isso informatizar todo o sistema. Porém assim, teremos informações mais precisas sobre os problemas que surgirem nos municípios. Isso dinamizará bastante o trabalho e evitará transtorno aos passageiros.

A Agência também tem que avaliar desde as condições do mobiliário à estrutura física dos postos melhorando, na medida do possível, o conforto dos ambientes e proporcionando um local de trabalho mais agradável.

Passo 4

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: Relatório 4 – Conclusão do Projeto, contendo a resenha desenvolvida no passo 2 desta etapa e o projeto de reestruturação e adequação do posto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com