TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Historia Dos Computadores

Trabalho Escolar: ATPS Historia Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Historia e evolução do computador

Os computadores existem a muitos anos, e os computadores de antigamente eram muito diferente dos que existem hoje em dia. A historia do computador inicia com o ábaco, que é um instrumento para fazer cálculos, com o tempo foram surgindo novos instrumentos para fazer cálculo até o surgimento da primeira máquina construída por Wilhelm Schiknard em 1623, que fazia contas de multiplicação e divisão, com a criação dessas máquinas deu inicio ao primeiro computador digital eletrônico o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer), que surgiu da parceria dos professores John Mauchly e J.Presper Eckert, que durante a segunda guerra mundial fizeram a proposta ao exercito norte-americano a construção do primeiro computador para ajudar a obter cálculos mais precisos para a balística. O ENIAC foi então construído com o intuito de efetuar cálculos se baseando nos avanços científicos já desenvolvidos até a época, o ENIAC possuía 17468 tubos de vácuo, 70000resitencias, 10000 condensadores, 1500 relés e 6000 interruptores, pesava cerca de 30 toneladas e consumia 200000 watts, era tão grande que teve que ser montado em forma de U e quando era ativado produzia muito calor o que necessitava de um sistema de ar bem forte para evitar o seu superaquecimento. Com o passar dos anos modificações foram feitas no ENIAC, na década de 50 o transitor passou a substituir as válvulas pois começaram a ser cada vez menores e mais rápidos. No final de 1970 os computadores chamados de mainframe surgiram e começaram a dominar o mercado, eram computadores enormes que eram trancados em salas com refrigeração, muito usado por grandes empresas e bancos para tornar os processos internos mais rápido e eficiente. Segundo o Museu de historia do computador o primeiro computador pessoal surgiu em 1971 chamado de Kenbak-1.

Em 1976 surge a Apple, uma empresa criada por Steve Jobs e Steve Wozniak. A Apple mudou o rumo da informática, em 1977 eles lançaram o primeiro microcomputador mais semelhante com os que usamos nos dias de hoje, o Apple II, que já vinha montado com um teclado integrado e era capaz de gerar gráficos coloridos.

Por volta de 1980 outra empresa entra para o mercado da informática a IBM, eles criaram o IBM-PC e definiram que o básico do computador seria a BIOS, que seria de fabricação exclusiva da IBM. O BIOS era um chip que permitia ao microcomputador uma interface de entrada e saída de dados. O IBM-PC só precisava de um Sistema Operacional para poder ser utilizado e é quando Bill Gates e Paul Allen entram na historia dos computadores com a Microsoft, eles compraram o Sistema Operacional QDOS e o adaptaram, criando assim o PC-DOS, que mais tarde veio a ter versões modificadas o MS-DOS.

No dia 24 de janeiro de 1984 o primeiro computador com uma interface gráfica amigável e que usava ícones, janela e mouse, surge assim o Macintosh, o que revolucionou o mundo da informática, favorecendo o avanço cada vez maior da área e fazendo com que novas empresas a níveis mundial surgissem e ajudassem nesse processo de evolução até os dias atuais.

Alguns Acontecimentos importantes durante a história do computador:

XVII: Blaise pascal pojeta uma calculadora que soma e subtrai e Wlhelm Leibniz incorpora as operações de multiplicar e dividir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com