TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura Politica

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Lorena Mota n° 22

Luana Aparecida n°23

 Continuação da atividade em sala

Essa campanha realizada pelo Partido dos Trabalhadores ocorreu pelo fato dos mesmos obterem um fraco desempenho nas eleições diretas para governador, que foi dominada pelo PMDB e pelo PDS, que possuíram grande parte das cadeiras.

 Esses partidos apresentados foram fruto de uma reforma partidária no ano de 1979, onde o bipartidarismo (Arena e MDB) do regime militar deu lugar ao multipartidarismo no qual apareceram novos partidos como o PDS (Partido Democrático Social) apoiado pelo governo, e os opositores, PMDB (antigo Movimento Democrático Brasileiro - MDB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Democrático Trabalhista (PDM) e o Partido dos Trabalhadores (PT). A intenção dessa reforma era a de enfraquecer a oposição, a antiga MDB. No entanto, como se viu, os partidos da mesma só acenderam popularmente, chegando a realizar uma campanha a favor das eleições diretas.

 Vale ressaltar que esses eventos foram realizados no governo do Presidente João Batista Figueiredo, que por sua vez deu continuidade ao projeto Castellista do ex-presidente Geisel, no qual tinha como objetivo a redemocratização do país com a abertura política. E para que isso fosse possível, o ex-presidente realizou ações contra a repressão e a tortura vinda da linha dura militar, trazendo em 1978 a Lei da Anistia, perdoando todos os presos políticos ou exilados acusados de crimes políticos.

 A abertura política, contudo, foi uma ação iniciada no governo Geisel, que após a oposição de algumas forças militares e uma grande participação popular, teve como primeiro presidente eleito indiretamente Tancredo Neves junto ao vice- José Sarney. Marcando assim, o fim dos 21 anos de domínio militar no poder e iniciando uma nova época no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com