TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronegócio Versus agricultura familiar

Por:   •  1/6/2018  •  Dissertação  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Agronegócio vs Agricultura Familiar

Agronegócio e Agricultura Familiar é um conflito que duram a décadas, esse conflito tem inicio após o desenvolvimentos da tecnologia agrícola, apesar de toda essa disputa hoje os dois conceito é muito importante para Brasil, cada um com sua parte de contribuição para o pais.

Tudo começa com a criação da expressão  `` Revolução Verde ´´ no de 1966 Segundo Francisco ( 2016 ) conceito financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento. 

Realmente, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada apenas para países considerados potencia mundial.

Com passar dos anos o agronegócio termo que se populariza no Brasil no ano de 1990 uma tradução inglês de Agrobusiness, a partir desse momento o agronegócio começa a engolir os pequenos agricultores mais conhecido como agricultura familiar.

A chegada da tecnologia como: sementes modificadas que possuem alta resistência a pragas e doenças, agrotóxicos, fertilizantes, implementos e maquinas agrícola, e quem acaba saindo na frente são os grandes latifundiários, pois possuem dinheiros e créditos para investir nas tecnologias recém-chegada, e com essa modernização que alterou a estrutura agraria e os pequenos agricultores não conseguiram acompanhar e nem se adaptar e acabam se afundando em dividas.

Segundo Alentejano (1997) o processo de modernização e sem muitas perspectivas e grande desigualdade social as família se viram obrigado a abandonar o campo em busca de condições melhor na cidade, com um aumento considerado nos grandes centros e consequentemente um aumento considerável na marginalização.

Uma das maiores discussões fica pelos apoios políticos como: subsídios, incentivos fiscais, assistência técnica e pesquisas destinadas aos grandes latifundiários, por não oferecer na mesma proporção desses serviços aos pequenos produtores.

Mesmo com condições desfavoráveis, preços internacionais baixos, real desvalorizado é setor que mais cresce a cada ano.

Mais apesar de todo o apoio que recebe o agronegócio e a agricultura familiar que cresce a cada ano que passa, cresce por sua competência, pois é um setor que menos recebe subsídios do governo (NAVARRO,2007).

Após varias discussões foi criado um movimento de pequenos agricultores no ano de 1996, e com muita luta conseguiram um projeto voltado para os pequenos produtores o Pronaf.

A partir desse momento os dois conceitos se torna muito importante para Brasil, um para controlar a economia e outro para colocar o alimento na mesa dos brasileiros.

Na agricultura familiar as famílias vivem da venda de seus produtos, que se torna a principal fonte de renda familiar e muito constituída por um trabalho em equipe a principal característica da agricultura familiar está associada ao plantio de diversos tipos de produtos, em todos os cantos do país, encontram-se produtos que são comercializados pela agricultura familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com