TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aliança Nacional Libertadora (ANL) X Ação Integralista Brasileira (AIB)

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 3

Aliança Nacional Libertadora (ANL) X Ação Integralista Brasileira (AIB)

Introdução

Este trabalho tem a função, de forma resumida, expor e falar sobre a polarização ideológica ocorrida no Brasil durante o período constitucional da chamada “Era Vargas” (1934-1937).

Vale notar que tal feitos tiveram a participação  de dois grandes grupos políticos: Aliança Nacional Libertadora (ANL) e Ação Integralista Brasileira (AIB).

Portanto, a mostrar o campo de atuação de tais grupos é a principal proposta, pois,  é impossível compreender tal período da história deste país a não ser desta forma.

Organizações

  A ANL foi fundada em 1935 pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) e teve como  principal líder, o brasileiro exilado na União Soviética, Luiz Carlos Prestes ( “cavaleiro da esperança”).

  Prestes juntamente com Miguel Costa, já fora líder da Coluna Prestes – movimento responsável pelo enfraquecimento da República Velha e que preparou caminho para a Revolução de 1930.

  A  Aliança, sob o lema “pão, terra e liberdade”, defendia fundamentos como a interrupção do pagamento da dívida externa, nacionalização das corporações estrangeiras, reforma agrária, liberdades democráticas e um governo popular.

  A AIB, fora fundada em 1932 pelo jornalista e escritor modernista– Plínio Salgado, o principal líder deste grupo político, cuja ideologia se aproximava do fascismo italiano e do nazismo alemão.

  O Integralismo regia-se sob o lema “Deus, pátria e família” seus  fundamentos eram o corporativismo público, a abolição do pluripartidarismo, perseguição aos comunistas, fim do capitalismo especulativo, propriedade privada e a luta contra o Imperialismo.

  Os integralistas, agregaram bandos armados que promoviam pancadarias e perseguições aos cidadãos acusados de comunistas, juntaram membros das altas camadas sociais, do alto clero, da cúpula militar, latifundiários e parcela das camadas médias descontentes com as oligarquias, mas temerosas do comunismo.Todavia, a AIB deu oportunidade para a participação política de mulheres e negros.

Conflito

  Em 1935, Prestes volta ao Brasil,  encarregado pela Intentona Comunista de formar um levante revolucionário. De tal forma, a ANL começa a ascender enquanto a crise política se agrava gerando diversos conflitos políticos.

  Então, no dia 5 de julho daquele ano, Carlos Lacerda, um dos membros da Aliança,  faz um discurso ordenando a derrubada do governo e reclamando todo o poder para sua organização. Em reação,  Getúlio Vargas fecha a ANL com base na Lei de Segurança Nacional (LSN).

  Logo, a ANL perde  grande parte de seu apoio entusiasmado por conta de não poder mais realizar comícios. Alguns motins foram organizados posteriormente em estados como o Rio Grande do Norte, Recife e Rio de Janeiro para destituir o governo federal. Todos eles, porém, foram abafados e resultaram em prisões dos membros envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com