TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Geral de Boroma

Por:   •  21/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de História

Viagem de Boroma

Nome:Michelle Nayara Alexandre Mondlane[pic 1]

Nr:23  10 Classe Turma A

[pic 2]


                               História de Boroma

A história deste templo jesuíta remonta à segunda metade do século XIX, quando os missionários desta congregação religiosa resolveram instalar-se aqui pregando e alfabetizando as populações.

Em 1885 foi inaugurada pelo Americano Irlei que era padre.

Em 1890, ficou concluída a igreja e a escola adjacente. Com os tempos do socialismo ateu que se seguiram à independência os sacerdotes abandonaram definitivamente a missão.

O Governo ocupou-a e fez dela uma escola. Entretanto, já depois dos acordos de paz, um padre italiano encarregou-se da reabilitação da igreja que hoje é palco de celebrações regulares de cerimónias religiosas.

 Construída a 30 de Julho de 1885, a igreja de São José de Boroma desempenhou um papel importante como centro de educação formal e formação profissional dos moçambicanos. O ensino missionário era a única altenativa para a maior parte dos moçambicanos. As suas infra-estruturas consistiam num internato, uma escola de artes e ofícios, sendo que o corpo docente era composto por missionários de campo.

As meninas estavam separadas dos meninos e so podiam se ver 1 ves por mes durante 30minutos,no inicio na escolar nao pagava se mas depois começaram a exigir 100 escudos

A Igreja teve diversos momentos, funcionando ou não, nas mãos das mais diversas pessoas e instituições/governo. Hoje a Igreja funciona, mesmo que aos pedaços, e todos os Domingos tem missa as 7hs da manhã. Junto a Igreja existem 2 escolas: uma Escola Secundária e outra Escola Agrária.

Indo até onde fica a Igreja, você encontra algo como se fosse um forte, a Igreja é rodeada por muros com símbolos da cruz de malta (portugueses) e também alguns prédios paralelos que são utilizados como moradia para professores e também como sala de aulas.

Tem um clima tropical semi-arído, vivem da produção de gado bovino, caprino e a plantação de milho e mapira.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com