TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O clube do imperador

Resenha: O clube do imperador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

O clube do imperador (2002)

De Michael Hoffman. Com Kevin Kline, Emile Hirsch, Embeth Davidtz, Rob Morrow, Patrick Dempsey.

Indiscutivelmente, a questão principal abordada no filme é a ética e a conduta moral. De um lado, tem-se a figura do professor William Hundert, homem reto e de caráter inquestionável; de outro, Sedgewick Bell, aluno pouco aplicado e de atitudes imorais e libertinas; e há, também, uma sala com alunos que, evidentemente, buscam uma orientação para que se formem suas personalidades.

Fazem-se necessárias certas observações antes de se partir para o embate entre o caráter do professor e a conduta moral do aluno em destaque. Questões como a autoridade do professor, a relação aluno-família-escola e a persistência do educador são explicitadas no drama.

Diante do lema da escola, “o fim depende do início”, percebe-se claramente a intenção da instituição em moldar o caráter dos alunos, transformando-os em homens virtuosos. A capacidade de moldar o caráter dos alunos, entretanto, depende do consentimento e participação da família.

Ainda no assunto caráter, o professor Hundert enfatiza que as maiores conquistas, as maiores vitórias, sem contribuição, não têm sentido. Observa-se a intenção do professor em esclarecer que a conduta moral por trás da atitude do indivíduo determina sua importância na História.

Três aspectos são notados no final do drama: o primeiro trata da persistência do educador em executar sua missão, acreditando no aluno desvirtuado; o segundo aborda o caráter do ex-aluno já na fase adulta, em que influências do pai e outras experiências de vida superam a persistência do mestre; e o terceiro enfatiza o respeito que os antigos alunos têm por seu professor. Neste caso, até o aluno que foi prejudicado na competição reconheceu a capacidade e a importância do docente e matriculou seu filho na St. Benedict.

Seria preconceituoso, e até cômodo, afirmar que a família foi a responsável pela formação da personalidade do aluno desvirtuado, como se viu no decorrer da trama. Contudo, evidenciou-se a máxima da instituição: “o fim depende do início”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com