TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Angola

Tese: Angola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

História

Os primeiros vestígios da presença da raça humana em Angola, remontam á pré-história. Estes vestígios foram na sua maioria encontrados nas região de Luanda. Este vestígios vieram provar que o território onde hoje á Angola, fora anteriormente povoado desde a pré-história.

Séculos mais tarde, as migrações de outros povos vindos principalmente do Norte, nomeadamente os Bantus dominaram os habitantes da região, ao mesmo tempo que iam dispersando-se em grupos pela vasta região, permitindo assim que ao longo dos séculos fossem aparecendo as várias etnias que ainda hoje existem.

No Século XIII, a política de alguns desses grupos originaram o reino do Congo e a outros reinos que por seu lugar deram ao território uma organização política

e social

A situação manteve-se inalterada até 1482, ano em que os primeiros exploradores vindos da Europa, estabeleceram contacto com os habitantes locais. Este contacto feito por Diogo Cão, um navegador Português que juntamente com a sua frota, chegou á foz do rio Zaire. Estabelecendo assim relações cordiais que favoreciam Portugal, nomeadamente nas trocas comerciais. A situação alterou-se, quando anos depois, Paulo dias Novais inicia o estabelecimento em Angola de várias capitanias, favorecendo assim a ocupação do território, obtendo assim a administraç4ao direta do mesmo. Esta ocupação não seria pacifica e muitos dos habitantes locais foram usados como escravos para a mão de obra na altura muito requisitada para o novo território recentemente descoberto, o Brasil.

Este comércio de escravos manteve-se até finais do Séc XIX, altura em que Sá da Bandeira conseguiu aprovar uma legislação que abolisse a escravatura.

Com a conferência de Berlim em 1884/5, designada pela partilha de África, os Portugueses foram obrigados a lutar pelo território, numa longa luta pelo mesmo e pela sua administração. Esta luta apenas terminou no final da 1º Guerra mundial.

No entanto a paz não estava para durar e no inicio da década de 50, os movimentos nacionalistas desejavam a autonomia e uma nova guerra foi iniciada pela independência que finalmente foi conquistada em 1975.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com