TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antiguidade Modelos de escravidão

Tese: Antiguidade Modelos de escravidão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  Tese  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Antiguidade

Modelos de Escravidão

MAUÁ

2014

Introdução

Este trabalho irá tratar-se sobre escravidão, que é algo que vem dos tempos antigos, originalizado pelo trabalho praticamente sem retorno e recompensa de negros que eram tratados como um objeto desumano. A pesquisa ira focar mais modelo de escravidão da antiguidade da Grécia, Roma, Egito e do Brasil, sobre como eram tratados, suas recompensas e trabalhos que exerciam.

Modelo de escravidão na Grécia Antiga

A escravidão na Grécia antiga não era visto apenas como algo comum, mas também como algo necessário. Os escravos eram apreendidos através de realizações de guerras pelos inimigos que os vendia. Realizavam trabalhos manuais pesados como construção de um templo religioso, alguns eram utilizados para formar uma espécie de exercito, outros utilizados em ramos artesanais como trabalhos com o couro e fazendo vasos de cerâmica, no campo, minas e também utilizados para serviços domésticos desde a limpeza, a cozinha e até mesmo cuidar dos filhos do seu proprietário.

Modelo de escravidão na Roma Antiga

Cerca de 30% da população da Roma antiga eram de escravos, considerados desprezíveis e mesmo que fossem escravos libertos não levavam a mesma vida com os mesmos direitos dos romanos. Uma das regras era que amo tinha autoridade na vida do escravo, os escravos domésticos eram mais beneficiados pelo fato de serem libertos depois de um determinado tempo e do seu trabalho não ser tão pesado como o de um escravo de uma mina por exemplo. Outra regra era que o filho de um escravo consequentemente também virasse um escravo.

Modelo de escravidão no Antigo Egito

Como o modelo de escravidão da Grécia, os escravos egípcios também eram capturados em guerras. Também faziam parte da pirâmide social egípcia, mas ficavam em ultimo lugar, trabalhavam muito, geralmente na construção de pirâmides e extração mineira, e como os outros escravos da época também exerciam atividades no campo, casas, artesanais e pedreiras e em troca ganhava apenas água e comida. Ao contrario da percepção do escravo aos olhos dos romanos que achavam escravos algo desprezíveis, os escravos egípcios era considerado um ser humano comum mesmo tendo seu proprietário.

Modelo de escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil começou pela produção de açúcar, eram trazidos africanos pelos português para executar a mão de obra escrava, que eram vendidos como mercadorias, o preço variava com a saúde do escravo, quanto mais saudável, mais caro e quanto mais velho, mais barato. Estes africanos eram trazidos dentro de porões de navios, por tanto, muito até morriam durante a viagem que era feita em péssimas condições. Durante o dia trabalhavam bastante, recebendo roupas e comida, e a noite dormiam sem senzalas acorrentados. Eram obrigados a seguirem a religião católica e a falarem português, sendo assim tendo que deixar seus costumes africanos de lado, daí surgiu à capoeira, uma luta que era que eles praticavam escondido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com