TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Historiografia Da Idade média

Casos: Análise Da Historiografia Da Idade média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  456 Visualizações

Entre os historiadores parece ser ponto pacífico a ideia de que cada época faz sua própria leitura do passado. No entanto, não existe consenso quanto às motivações que levam uma dada época a fazer sua leitura do passado. Se aceita, menos ainda, a ideia de que, em uma mesma época, podem haver distintas leituras ou interpretações válidas do passado. Ter claras essas questões constitui um grande passo metodológico para a análise histórica.

Desse modo, não se colocava para o século XIX a destruição das instituições do Antigo Regime, como ocorrera no século XVIII. A tarefa, então, era consolidar as conquistas do Terceiro estado alcançadas por meio da Revolução. As análises dos autores da Restauração expressam, portanto, este propósito.

A maneira como os homens do século XVIII conceberam as instituições de natureza feudal faz parte da luta que travavam contra elas. As classes e as instituições ligadas ao feudalismo esforçavam-se para sobreviver em meio a um grande processo de transformação. Ao procederem dessa forma, erguiam obstáculos aos avanços da sociedade capitaneados pelo Terceiro estado. Em virtude disso, as instituições do mundo feudal somente poderiam ser consideradas sob um prisma negativo pelos homens ligados às novas forças sociais. Os iluministas, teóricos do Terceiro estado, consideravam o mundo feudal com ódio. As antigas instituições eram vistas como aquilo que realmente eram: obstáculos que impediam o completo estabelecimento da nova ordem social e seu livre funcionamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com