TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Dom Obá II D´África

Por:   •  7/8/2017  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DCHF

HISTÓRIA DA ÁFRICA

DOM OBÁ II DA ÁFRICA

FEIRA DE SANTANA-BA

2016

Eduardo Silva e mestre e doutor em história,tem experiência nas áreas de historia política , social e cultural, com ênfase no período de transição do Imperio para a Republica. Atua principalmente nos temas relacionados com  a escravidão, abolição, pós-abolição e cultura negra,autor de diversos livros, dentre eles, Dom Obá II d’África,tendo como principal personagem Cândido da Fonseca, que foi oficial do exército brasileiro, pensador e articulador político, filho de africano brasileiro, nasceu na Bahia na região de Lençois  por volta de 1845.Benvido Galvão seu pai, veio como escravo para o Brasil,já liberto por volta do século xix, veio movido pela corrida em escrava busca de diamantes da Chapada.Quando Dom Oba vem ao mundo a comunidade compra sua liberdade garantindo-o ser um homem livre.

        A Bahia foi a província brasileira que mais contribuiu com voluntários para a guerra do Paraguai, e  Cândido  participou do recrutamento de voluntários para essa guerra, onde teve  sua primeira oportunidade de exercitar suas qualidades futuras de liderança,mais infelizmente a sorte não estava muito com ele, Cândido veio a se ferir e teve que se retirar da guerra.

       O Rio de Janeiro com todo aquele prestígio político da Corte no séc XIX, e com a prosperidade adquirida com a lavoura cafeeira, configurava-se como uma região de melhores condições de trabalho e de vida, e foram esses atrativos que fizeram com que Galvão deixasse Salvador e se fixasse na capital do Império naquela época. Galvão se tornou o porta-voz do povo negro brasileiro. Segundo autores, para ele a conquista da cidadania começou com o alistamento para a guerra e continuou depois dele com o processo de abolição. Dom Obá era considerado um príncipe  real por vários afro-brasileiros. Galvão transformou-se em dos pioneiros na luta pela igualdade racial no Brasil.

       Um líder considerado doido por algumas pessoas da sociedade, mas também foi muito reverenciado por seus semelhantes, importante destacar que sempre era o primeiro a chegar nas audiências concedidas por Dom Pedro II, seu ‘ídolo”, diga-se de passagem. Esse príncipe do povo era o representante como diz Eduardo Silva, da África no Rio, dos negros que viviam precariamente à margem do sistema. Dom Obá sempre pensava na salvação da Lavoura de exportação,que era a base da econômica do Imperio, e era contra p trabalho escravista, sempre procurou o apoio do Imperador para seus projetos. Mais um dia esse reino veio a desintegra-se e Dom Obá veio a perder seu posto de alferes, vindo a morrer meses depois.

Referencias:

- Companhia das Letras.

-Rocio,Lilian: Escrita e Comportamento social: Dom Obá II,nas páginas dos Jornais Cariocas do sec XIX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com