TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e estudo do artigo Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva.

Por:   •  17/10/2015  •  Artigo  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  1.989 Visualizações

Página 1 de 5

- ESTUDO DE ARTIGO

INTRODUÇÃO

No presente trabalho faremos uma análise e estudo do artigo Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva, dando enfoque nas principais ideias e preocupações com o ensino de história das autoras Fabiana Rodrigues de Almeida e Sonia Regina Miranda.

Mais concretamente o artigo traz em ênfase a história e memória, como elementos consideravelmente importantes do saber histórico do aluno sendo que ambas estão na matriz disciplinar de história.

A finalidade do trabalho é demonstrar os resultados de uma pesquisa avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo PNLD e a busca da memória. Ressalta também a importância da colocação de história vinculada com a memória no cotidiano didático dos educandos e a importância do professor nessa função.

DESENVOLVIMENTO

O artigo traz em ênfase a história e memória como elemento consideravelmente importante do saber histórico do aluno sendo que ambas estão na matriz disciplinar de história.

Baseado nas ideias do autor entende-se que o livro didático foi analisado sobre várias perspectivas e vários autores nos têm incitado a pensar sobre a presença da memória como um fenômeno político e social, em que vivemos porem memória vai muito mais além desta concepção, é como uma força para a construção dos sentidos de continuidade da vida, ela está entrelaçada em nossas vidas, a colocação da história vinculada com a memória na sala de aula originaria na valorização da rotina dos educandos.

O artigo Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva demostrou os resultados de uma pesquisa avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo PNLD e a busca pela memória. O que pode se observar é que a memória vinculada com história é um campo a ser ainda muito explorado. As autoras ALMEIDA e MIRANDA frisam:

Se adotarmos que a História, enquanto campo de saber é, por pressuposto, composta de debate, divergências, variação de pontos de vista, crítica e diálogo com as fontes, e não espelhos fiéis do passado deveram abrir, para uma efetiva formação histórica dos nossos alunos, o universo de potencialidades que o campo possui, sobretudo no que se refere ao procedimento histórico que interfere diretamente na construção do conhecimento. E, nesse lugar, as operações de Memória estão fortemente arraigadas e não devem ser objeto de descuido ou ausência de problematização.

O texto diz que se encontram vários livros que não se utilizam da memória em seu conteúdo, se fixam somente na história, e os poucos que se utilizam o fazem quase que de forma obscura sem dar valor a sua importância, por isso se torna preocupante, pois atualmente dentro de uma sociedade que produz historia temos a preocupação em como manter e guardar a memória e como propaga-la.

Algo importante que se revela nos dias atuais é a utilização do livro didático nas escolas, em especial no ensino de historia, fazendo menção ao professor a participar desse ato responsável de criação, oferecendo-se como um mediador, selecionando os temas com os quais irá trabalhar tendo em vista a interpretação a partir de múltiplos olhares, tendo em vista que o professor não podem usar apenas os livros, pois este vem em forma resumida. O livro didático, como vários estudos demonstraram, é um dispositivo que o professor dispõe para realizar seu trabalho de forma eficaz, mas não determinante.

De acordo com Roxane Rojo:

O livro didático em sala de aula, nada mais é que um dispositivo de ensino, um instrumento através do qual o professor e seus alunos passam a dispor de um conjunto de textos e exercícios com base nos quais a aula, o ensino e o aprendizado podem prosseguir, sem que haja perda importante de tempo com ditados e cópias da lousa. Do ponto de vista dos alunos, ele é mais que isso: é, sim, o material que lhes permitirá acompanhar e registrar as aulas, mas é também o texto que lhes permitirá estudar em casa com autonomia e recordar o que foi feito antes na escola e, para muitos, será dos poucos materiais escritos, base de práticas letradas, que terão em casa. (ROJO, 2006, p. 50).

A disciplina história tem que levar aos alunos a história e memória, de forma a propor a aprendizagem não somente como conhecimento dos fatos ocorridos, mas também para que os alunos possam através do conhecimento obtido fazer escolhas em detrimento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com