TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Artigo Científico: Gestão Do Comportamento Organizacional E Gestão De Pessoas: Um Estudo Observacional

Dissertações: Fichamento Do Artigo Científico: Gestão Do Comportamento Organizacional E Gestão De Pessoas: Um Estudo Observacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional relaciona-se com as habilidades humanas nas organizações. Nasce de uma idéia de como deve ser o comportamento dos gestores e colaboradores com relação ao ambiente de trabalho. Esse estudo visa esclarecer e informar métodos multidisciplinares para desenvolver o melhoramento da produtividade no ambiente de trabalho, através de observação dessas práticas foi elaborado esse trabalho que tem por objetivo responder a seguinte pergunta: “Como a gestão do comportamento organizacional pode contribuir com o aprimoramento das práticas de gestão de pessoas nas organizações”?.

A base deste trabalho é oriunda de um grupo de treze gestores de uma organização multinacional, voltado para o propósito de sistematizar-se como um grupo de estudo, com a finalidade de facilitar mudanças de comportamento e de atitude na organização.

Embora se possa ver as pessoas como recursos, isto é , como portadoras de habilidades, capacidades, conhecimentos, competências, motivação de trabalho, etc., nunca se deve esquecer que as pessoas são seres humanos, portadores de características de personalidade, expectativas, objetivos pessoais, histórias particulares etc. Convém, portanto, salientar algumas características genéricas das pessoas , pois isso melhora a compreensão do comportamento do humano nas organizações.

DESENVOLVIMENTO

O comportamento humano tem como níveis básicos de análise o individual, o grupal e o organizacional, com essa frase o autor quis mensurar os variados contextos no cenário do trabalhador no tocante a tipo de atividade e tipo de sentimento que motiva o ser humano. O nível individual é a unidade de análise da psicologia. O grupal é a primeira unidade de análise da sociologia e é também a unidade de análise da psicologia social. O nível organizacional é a segunda unidade de análise da sociologia. Com a contribuição da filosofia acrescenta-se o nível da sociedade.

A gestão de pessoas contempla o estudo do conjunto de políticas, práticas e instrumentos, definidos por uma organização para pautar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho e busca a interação interdisciplinar para a compreensão do comportamento organizacional.

Por modelo de gestão de pessoas entende-se a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. É uma tarefa difícil para os gestores que planejam e preparam ferramentas de comunicação, estratégias e diretrizes para aprimorar esses seres de diferentes pensamentos.

Os dados metodológicos deste trabalho foram coletados por meio de analise dos documentos disponibilizados pela empresa, os quais registravam a memória de reuniões de negócios. Eles serviram para melhor compreensão das sete reuniões observadas.

Dentro do escopo de estudo do comportamento organizacional, o grupo percebeu a necessidade de sair das visões preferencialmente menos cômodas e demonstrou coragem ao agir em dimensões incõmodas, que de fato, ocupavam espaços na organização.

Quando reunidos em torno do mesmo propósito, eles perceberam que os imperativos de ordem prática não eram considerados impeditivos para as reflexões relativas a presença subjetiva e, por vezes,ambígua do ser humano que permeia todos os níveis organizacionais. Entretanto, muitas dúvidas permeavam as suas ações em gestão de pessoas.

Os integrantes do grupo em analise colocaram-se como catalisadores de gestão do comportamento na organização, assumindo a responsabilidade pelo planejamento e acompanhamento das atividades de estudo da mudança de comportamento e atitude. A condição é necessária para facilitar a mudança, mas não asseguradamente suficiente, ainda que as características do discurso entre os treze não tenham sido observadas como padrões divergentes. O grupo precisaria ainda estabelecer a confiança dos gerenciados nos gestores, a consistência das ações de mudança expreendidas pelos gestores, dentre outras ações.

Ainda com alguma dificuldade, o grupo assumiu que, muitas vezes, comportamentos considerados por eles indesejáveis foram induzidos pelo próprio contexto organizacional do qual eles são os primeiros responsáveis, embora nem tudo esteja sob o controle dos gestores.

Os integrantes do grupo colocaram-se como catalizadores da gestão do comportamento na organização, assumindo a responsabilidade pelo planejamento e acompanhamento das atividades de estudo da mudança de comportamento e atitude. A condição é necessária para facilitar a mudança, mas não asseguradamente suficiente, ainda que as características do discurso entre os treze não tenham sido observadas como padrões divergentes. O grupo precisaria ainda estabelecer a confiança dos gerenciados nos gestores, a consistência das ações de mudança empreendidas pelos gestores, dentre outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com