TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anúbis

Seminário: Anúbis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Seminário  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 2

Anúbis

Deus da morte no Egito Antigo, mumificação, origem, funções, religião egípcia, mitologia do Egito, deuses egípcios

Anúbis: detentor das técnicas de mumificação

Quem era

De acordo com a mitologia do Egito Antigo, Anúbis era o deus da morte, da mumificação e do submundo. Era representado com o corpo de homem com a cabeça de um chacal. É considerado a primeira múmia do Egito Antigo.

Funções e poderes

Era Anúbis quem presidia as mumificações, pois era o guardião dos conhecimentos desta técnica. Anúbis também tinha a função de ser o protetor das tumbas. Era também o juiz dos mortos e quem conduzia a alma dos mortos no além.

Filiação

Anúbis era, de acordo com os mitos egípcios, filho de Néftis (deusa dos desertos) com o deus Osíris. Anúbis teve um filho, Kebechet.

Curiosidades:

- Seu nome egípcio era Anpu ou Inpu. Anúbis é o nome adaptado pelos gregos.

- Tinha os seguinte títulos no Egito Antigo: "Senhor da Necrópole", "Senhor da Terra Santa", "Senhor do Oeste", entre outros.

Hades

Quem é, mitologia grega, deus grego, figura mitológica, imagem, escultura, cão Cérbero, bibliografia

Escultura de Hades e seu cão Cérbero

Quem era, história e poderes do deus Hades

Na mitologia grega, Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Poseidon (deus dos mares).

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).

Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.

Comparação

Os deuses ades e Anúbis tem em comum serrem os deuses do submundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com