TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arqueologia em perspectiva

Por:   •  5/11/2015  •  Ensaio  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CAMPUS DO SERTÃO

PROFESSOR:  FLÁVIO  AUGUSTO DE AGUIAR MORAES

ALUNA:            CATARINA PEREIRA DA SILVA

DISCIPLINA:  ARQUEOLOGIA

RESUMO

ARQUEOLOGIA EM PERSPECTIVA:150 ANOS DE PRÁTICA E REFLEXÃO NO ESTUDO DE NOSSO PASSADO.

    Segundo um ponto de vista tradicional,o objetivo da arqueologia seria apenas as “coisas”,particularmente os objetos criados pelo trabalho humano(os “artefatos”),que constituiriam os “fatos”arqueológicos reconstituíveis pelo trabalho de escavação e restauração por parte do arqueólogo.Essa concepção encontra-se ainda muito difundida entre aqueles que consideram ser a tarefa do arqueólogo simplesmente fazer buracos no solo e recuperar objetos antigos.

     Valendo-se dessas considerações,pode se concluir que,arqueologia estuda,diretamente,a totalidade material apropriada pelas sociedades humanas,como parte de uma cultura total,material e imaterial,sem limitações de caráter cronológico.

     A arqueologia foi tratada por diferentes autores desde o século XV,até os dias atuais,com o objetivo de facilitar a compreensão quanto ao desenvolvimento que a arqueologia apresentou ao longo do tempo.

      A renovação dos estudos arqueológicos veio a fortalecer a corrente daqueles para quem a arqueologia é estudo da cultura material que busca compreender as relações sociais e as transformações na sociedade.

    Séculos antes da era cristã gregos e babilônios voltavam sua atenção para compreender a linha de desenvolvimento humano,bem como se interessavam em recolher e colecionar peças antigas,formando os primeiros museus.

     Cada nova informação ou descoberta referente a origem e identidades das populações indígenas definiam sua identidade.Já na Europa,as atenções se volta a grandes monumentos construtivos em pedra ,e o intuito maior desses trabalhos era direcionado na obtenção de peças que embelezassem o palácio,financiador da pesquisa.

     A arqueologia fornecia um excelente suporte à idéia do progresso humano e os artefatos em pedra que até então tinham sidos coletados,iniciando um interesse em antiguidades como fonte de dados sobre a condição humana.

     Já o Brasil,juntamente com outros países do continente americano,não apresentava uma produção própria de conhecimento,onde as informações eram insuficientes,o conhecimento cronológico era ainda rudimentar e as ferramentas conceituais eram mínimas.

    A bíblia continuava sendo grande inspiração para as pesquisas arqueológicas da época,a procura de civilizações perdidas no Egito e no Oriente, abriu-se a possibilidade de existir uma pré-história e vários pesquisadores se empenharam em desvendar.Darwin não seria o único a desvendar a teoria da evolução humana.

    Nas regiões que abrigaram antigas civilizações as pesquisas prosseguiam,trazendo dados novos e importantes para o conhecimento das denominadas civilizações clássicas.

    Outro passo importante para a arqueologia foi alavancado pelo auxílio científico de outras disciplinas,como a física e a química,organizando uma grande quantidade de dados produzindo ,formular problemas relacionados as mudanças culturais,abrindo campos de investigação.

    A etnoarqueologia representou , na realidade,um novo foco em trabalhos junto a comunidades contemporâneas,e as pesquisas desenvolvidas em áreas urbanas ou suas proximidades incrementaram o desenvolvimento da arquiologia histórica,tomando rumos extremamente variados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com