TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura brasileira: NEOCLÁSICA

Tese: Arquitetura brasileira: NEOCLÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Brasileira: NEOCLÁSSICO

Considera-se Neoclássicas como aquelas obras que apresentem elementos de ordem clássicas como frontão, colunas, capitéis, janelas com bandeira e portada arranjadas de maneira ordenada, platibanda, etc.

O Museu do Ipiranga localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo é uma obra considerada de arquitetura neoclássica

A arquitetura da época trazia casas de porão alto, com escadas, simétria na fachada, frontão triangular, bandeira,balção, em ferro, edificios marcados por colunatas, platibanda e cores claras. As edificações avançam sobre o limite lateral do terreno alinhando a rua, presença de água no jardim, surgimento dos jardins, e com as Palmeiras trazidas de Portugal

Museu do Ipiranga (são Paulo)

No Rio de Janeiro também podemos ver de forma bem similar, se comparado ao paulista, como o neoclassicismo se caracterizou de forma uniforme e em comum se comparado a arquitetura neoclássica paulista, um bom exemplo disso é o Museu Imperial de Petrópolis

MUSEU IMPERIAL (PETRÓPOLIS, RJ)

Se caracteriza pelo retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-romanos. Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Nessa época houve a introdução do uso de platibanda, vidro simples e colorido, nas bandeiras de portas principalmente. Há resgate na utilização de vasos, pináculos, compoteiras, figuras de louça do porto, ânforas, estátuas, ou fruteiras, marcando a fachadas, sobre as platibandas.

Há presença de elementos clássicos como, cúpula, frontão, colunas, colunata, arco romano, balcão com balaustrada, além de esculturas no topo, janelas maiores para melhorar a ventilação, iluminação, portas maiores com fluxos maiores e simetria. há diferenciação da ornamentação dos pavimentos, os balcões, simbologias eram diferentes. Possui algumas ornamentações como padieira decorada (ornamento nas janelas), bandeira (parte fixa da janela). Nessa época as grades começam a ter refinamentos, as escadas são um elemento de chegada, estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com