TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensadores Da Política Brasileira Do século Xix E Xx

Casos: Pensadores Da Política Brasileira Do século Xix E Xx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

No presente trabalho serão estudados alguns pensadores que influenciaram a política e a história do Brasil durante os séculos XIX e XX.

Oliveira Vianna (1883-1951)

Nascido em Niterói, RJ, era professor, historiador, sociólogo e Jurista. Entre suas obras destacam-se Instituições Políticas Brasileiras e O Idealismo da Constituição por seu teor revolucionário e insatisfeito com o marginalismo da população frente a uma oligarquia de fazendeiros e militares que dominava o estado. Era o chamado coronelismo.

Alberto Torres (1865-1917)

Nascido em Itaboraí, RJ, era advogado, jornalista e foi também Governador do Estado do Rio de Janeiro. Escreve duas obras: O problema nacional brasileiro e A organização nacional que tratavam absolutamente do mesmo problema tratado nas obras de Oliveira Vianna: Uma reclamação contra a população alheia às práticas políticas de sua época.

Plínio Salgado (1895-1975)

Nascido em São Bento do Sapucaí, SP, era escritor, político, jornalista, teólogo e filósofo. Tinha como principais características o forte nacionalismo e a religiosidade que destacam-se nas obras Primeiro Cristo, Despertemos a Nação, Psicologia da revolução, e O que é integralismo?

Com essas obras publicadas, Plínio Salgado tinha um objetivo, promover um movimento de caráter

nacional resgatando os valores religiosos da população, que foram abafados pelo cientificismo positivista e pelo indiferentismo liberal. Posiciona-se ao mesmo tempo contra o liberal-capitalismo e contra o comunismo, propondo uma estrutura coorporativa que ia conforme os conselhos da doutrina da social da Igreja.

Este movimento chamava-se Ação Integralista Brasileira e tinha como lema a frase “Deus, Pátria e Família” no qual entre seus líderes estava o Jurista Miguel Reale.

Por ter um teor religioso e uma alternativa ao liberal-capitalismo e comunismo, Plínio consegue muito apoio da população na década de 1930, arrebanhando centenas de brasileiros.

Plínio Salgado começa a adotar símbolos do fascismo e paramilitares de Mussolini, o que abriu espaço para que Getúlio Vargas proibisse o movimento e exilasse Plínio Salgado e alguns líderes do movimento.

Depois da queda de Vargas, em 1945, os partidos políticos se reorganizam e destaca-se no pensamento político o jornalista Carlos Lacerda que produz inúmeras obras de caráter panfletário e de um extremo anticomunismo, que apoiava irrestritamente a política norte-americana sobre a américa latina. Após os vinte anos do golpe militar, esse pensamento vem se reformulando de modo a evitar os extremismos e a se adaptar ao mundo globalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com