TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO URBANISMO E ARQUITETURA BRASILEIRA

Por:   •  9/4/2016  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

   [pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA REGIÃO SUL - CERES

GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
          URBANISMO E ARQUITETURA BRASILEIRA

Caroline Hames

Resenha sobre o filme
       “O risco – Lúcio Costa e a Utopia Moderna”

Laguna, 2015

RESENHA

O filme, “O Risco – Lúcio Costa e a Utopia Moderna”, sugere uma sátira ao utilizar a palavra “utopia” que em um âmbito geral significa ‘algo irreal’. Tal utopia mostra-se através de frases e palavras entrelinhas durante todo o documentário e fazem-nos repensar sobre os efeitos colaterais causados pela modernidade.

Todavia, corrijo-me, pois, a modernidade trouxe infinitas contribuições para o cenário construtivo, visual e cultural da sociedade brasileira, e em contrapartida torna a tão famosa exclusão social mais forte.

Lúcio Costa, antes de mergulhar no mundo da arquitetura moderna e difundi-la pelo Brasil e pelo mundo, era considerado o arquiteto mais prestigiado do chamado movimento neocolonial. Depois de uma viagem a Diamantina (MG), Lúcio rompe com o movimento neocolonial e procura a linguagem plástica correspondente à tecnologia construtiva do seu tempo.

Segundo Otília Arantes, “Lúcio Costa não apenas assumiu a arquitetura moderna brasileira como uma boa causa, mas ele possuía um esquema para a arquitetura moderna e tomou as providências para que ela acontecesse”. De fato a impressionante realização plástica, espacial e arquitetônica acontecida no projeto de Brasília divulga a ideia de que a arquitetura brasileira tenha surgido como uma espécie de milagre e isso justifica-se com Brasília, pois “uma cidade para ser planejada leva séculos” (CAMPOFIORITO, Ítalo.) e a mesma deu “certo” e tomou a forma e a consistência que tem pela ação de Lúcio Costa em tão pouco tempo.

Com a ausência de um centro principal, Brasília inicia-se com a quebra da tradição do urbanismo, Lúcio coloca a rodoviária no coração da cidade com a justificativa de tráfego de conexão com as cidades satélites, tal atitude nos induz pensar que o arquiteto sabia das consequências que a implantação de Brasília causaria em sua periferia.

Por conseguinte, Lúcio se apropria do uso do verde, da natureza e da paisagem como ferramentas de controle do projeto e produção da arquitetura, bem como, do campo estrutural a mostra que reforça os ideais modernistas usados no plano piloto.

Baseado na Carta de Atenas, o arquiteto setoriza a cidade ao criar a escala residencial (arquitetura mais simples e acolhedora), escala monumental e escala gregária (encontros, lazer e cultura), usando o raciocínio do uso e organização dos espaços.

Desse modo, quando Lúcio se refere a organização dos espaços, ele usa do pensamento do mundo cosmopolita, onde todas as classes sociais teriam o direito ao acesso à cultura, a exemplo disso tem-se a rodoviária do centro da cidade, como instrumento de ligação entre Brasília e as cidades satélites, e a arquitetura monumental com um visual estético enfatizado por Oscar Niemeyer que a faz com o intuito de promover aos menos favorecidos um momento de prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com