TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Historia

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.452 Palavras (18 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 18
  1. INTRODUÇÃO 

Este relatório tem, entre outras finalidades, documentar minhas experiências expor a o que aprendi na Faculdade durante os anos de estudos teóricos. Este estágio supervisionado, foi realizado na Escola Estadual Antônio Mendes da Silva de Ensino fundamental das séries, 6ºA e B, 7ºA e B, 8ºA e b, e 9ºA e B de Ensino Médio 1º ano – turmas A e B, 2º ano -   A e 3º ano A nos turnos Matutino e Vespertino, situada no distrito de Mocambinho/Porteirinha MG situada na Avenida Dário Castor dos Santos s/n MG 120 estrada para Riacho dos Machados.

A Escola Estadual Antônio Mendes da Silva é vinculada à Secretaria Regional de Ensino de Janaúba-MG a mesma possui um prédio amplo, equipado com várias salas de aulas com duas janelas por sala, possibilitando uma excelente ventilação. As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala. A escola tem uma biblioteca com várias mesas para leitura, e um espaço com carpete e almofadas para dar maior conforto aos alunos na hora de leitura. A praça de alimentação é ampla e arejada possibilitando aos alunos um conforto na hora dos intervalos, possui mesas e bancos o suficiente para comportar os alunos de seu devido turno. Para aulas práticas de Educação conta ainda com uma quadra coberta na dependência física da escola, a quadra é usada para eventos da escola e culminância de projetos que os alunos e professores apresentam seus trabalhos. Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

O estágio teve a duração de 151 horas. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma escola conhecendo os projetos pedagógicos da escola, leitura do plano de ensino utilizado pela escola e pelo professor regente em sala de aula, e também observar as dinâmicas aplicadas em cada turma e série, e por último montar um plano de aula que foi feito com auxílio do professor titular pois, foi de acordo com seu plano de aula original que o aluno pôde criar um, pra dar início a atuação em sala de aula.

 De início pude observar os espaço oferecido aos alunos, e como é o funcionamento dessas dependências pude passar por várias turmas diferentes do nível l e nível ll. Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquelas turmas, dentre elas as aulas de inglês com música e interpretação.

 Quando iniciei o estágio os alunos estavam terminando uma atividade na qual a mãe e o pai de cada criança com dia agendado faziam memória da história da criança desde a concepção até os dias atuais com fotos, objetos, roupas, brinquedos e acessórios. O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação. As salas de educação do 6º ao 9º são organizadas por espaços dentro de um mesmo ambiente onde as crianças ao seu tempo desenvolve várias atividades e habilidades durante o dia. Os espaços possuem cada um uma característica diferente que estimula à leitura, imaginação, criatividade.

Sabendo da intervenção como parte do processo de formação intelectual dos alunos, observei e pesquisei o que seria novo para as crianças, para que no estágio pudesse proporcionar algo que desenvolvam o conteúdo de forma prazerosa e eficiente. Observei que os alunos não moram todos na mesma comunidade de Mocambinho apenas uma média de 20% dos alunos ali residem, os demais vêm de outras localidades distantes da escola. É preciso considerar que o cenário social no qual os alunos estão inseridos.  O estado oferece o transporte gratuito para esses alunos que moram longe, também pude observar que alguns alunos passam até 1:30 minutos de deslocamento de sua residência até a escola (Mocambinho é uma pequena vila na Zona rural da cidade de Porteirinha – MG)

 Estando na biblioteca da escola para estudo e escolha de atividades pedagógicas optei por uma atividade que seria realizada em longo prazo, e que os alunos pudessem desenvolver em grupos na qual, eu pudesse acompanhar o processo e observar os resultados até o final do estágio. Ao aplicar essa metodologia previamente aprovada pela professora titular pude ver contentamento das crianças que participaram desta intervenção que. Para concluir o as aulas realizamos atividade com música em inglês. As crianças escolheram várias músicas que fazem parte de seu dia-a-dia. Com a tentativa de ilustrar e auxiliada pela professora escolhemos a música 1, 2, 3 indiozinhos para confecção dos materiais e execução da música como atividade conclusiva em cada aula. Notei que os alunos que moram distante da escola tiveram maior interesse em vir à escola, e quase não faltavam, pois a música os estimulavam a participar com maior empenho.

A experiência de estágio foi fantástica porque aproxima o aluno da prática pedagógica proporcionando ao aluno de letras/inglês a oportunidade de aprender a teoria e a prática simultaneamente.

A professora Flávia C D Silva já atua como professora de Inglês desde2004, mas, é o primeiro ano que trabalha na Escola Estadual Antônio Mendes da Silva. Trabalhou anteriormente por 11 anos na Escola Estadual Joaquim Marcelino da Conceição. A professora titular contribuiu muito para o sucesso desse estágio, ela com sua maneira tranquila sempre me ajudava nas horas que eu sentia o peso da responsabilidade, dizia sempre “vai dar tudo certo tenha calma”. Assim com o passar do tempo fui me acostumando e me ambientando a escola e criando vínculos com todos os outros professores da instituição, com a direção da escola e também com os alunos. A condição dada para o estagiário pela instituição também foi excelente. Foi possível conhecer não somente alternativas diferentes de ensino comparado ao que já possuía como também os aplicados na escola.

As dificuldades para direção, professores são muitas, pois, manter o equilíbrio de um ambiente de adolescentes são muitos. Presenciei conflitos entre alunos, e também conflitos entre professores e alunos. Os conflitos que surgem na escola são resolvidos primeiro em sala entre professor e aluno, a participação do educador no processo de mediador é fundamental nos casos de discussão. Em casos extremos o problema é levado para a direção da escola. Houve casos de discussão de alunos e que tudo foi resolvido com conversas e conselhos para ambos, mas houve caso que não presenciei o final da resolução, pois, o problema se prolongou após minha saída da escola. Pude perceber que há alunos que não conseguem acompanhar a aula como os demais, esses atrasam as atividades e tem dificuldade de aprender. Alguns não gostam da matéria lecionada e perdem o interesse. Assim é necessário um plano de aula amplo que atinja tanto os alunos com boa média e também os que não atingem a média de nota. Alguns alunos aprendem melhor com música, outros desenvolvem melhor com gramática e atividades. Por isso sempre o professor tem que planejar aulas bem diversificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com