TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Construções e Arquitetura na Mesopotâmia

Por:   •  19/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Construções e Arquitetura na Mesopotâmia

Arquitetura:

 Inicialmente, para se protegerem de condições ambientais, os construtores dessa terra oriental antiga, usavam peles e ossos de animais para fazerem suas construções.

 O principal material utilizado, conforme foi evoluindo, para erguer as suas construções eram os tijolos de barro que inicialmente eram secados ao sol, num processo mais demorado, devido à escassez de madeira (o que pode ser abordado em uma civilização suméria inicial). A longo prazo, conforme esse problema da escassez da madeira foi combatido, eles passaram a cozinhar esses tijolos de barro (aqui já seria uma civilização mais evoluída, que está otimizando e melhorando o trabalho, fazendo construções maiores em menor tempo).

 Obs.: o barro era tirado das margens dos rios tigres e Eufrates, formado através do intemperismo de rochas e minerais desses rios.

o BETUME, era uma substancia que era tirada dá própria terra. Servia para como argamassa para impermeabilização dos tijolos.

A arquitetura mesopotâmica era bastante baseada nas formas geométricas, que permitiam uma entrada de circulação de ar e iluminação. Algumas construções mais grandiosas, eram baseadas também em grandes arcos.

Possuíam muitos mosaicos e cores para representar seus Deuses em rituais nos grandes templos ou em palácios e zigurates. Era muito comum ver, umas imagens de Touros Alados com cabeças humanas em frente dos palácios, significavam proteção.

Obs.: Outros materiais também eram utilizados em algumas construções, rochas como: o diorito, o basalto, o alabastro e o granito. (Eram comumente vistos nos mosaicos, pois não eram de fácil acesso para serem usados de forma mais abundante).

Algumas arvores frutíferas eram usadas de adorno na sua ambientação, como por exemplo nos jardins suspensos da babilônia.

Construções:

Zigurates: torre de vários andares, sobre a qual havia uma capela, usada para observar o céu.

Palácios: Muitos grandiosos, com grossas paredes de tijolos, possuíam instalações completas, como quartos para os sacerdotes.

Casas de pobres: não tinham janelas e eram iluminadas com lampiões de olho de gergelim, feitas de palha

Casas de ricos: feitas de tijolos, grandes e mais luxuosas

 ‘’Civilizações hidráulicas’’: com a agricultura se tornando indispensável, tornou – se obrigatório a construção de canais, valas, diques, muros de contenção.

Obs: isso fez ser necessário a criação de estados centralizadores e militarizados

Obs2: os principais insumos eram o trigo, centeio, cevada e a criação de animais domésticos.

Mercados: construções grandes onde os produtos eram vendidos para o povo.

Obs: os mercadores eram uma classe muito prestigiada, pois com o passar do tempo diversas caravanas tinham destino a mesopotâmia, já que ali havia se tornado num grande centro de comércio.

Na economia da antiga mesopotâmia, as trocas eram feitas através de grãos de cevada ou trigo, com o passar dos anos uma moeda foi implantada na suméria, essa que era feita através de conchas e serviam para a realização de negociações de pequeno valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com