TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Navegaçoes

Trabalho Escolar: As Grandes Navegaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  4.031 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto: Plano de aula

a)O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?

R: Foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então.

Representou o aumento de trocas comercias e aumentou a necessidade de maiores inovações tecnológica.

Sim é possível, devido a essas viagens que Portugal realizava com objetivo de se chegar a Ásia (Índia principalmente)que encontraram as Américas..

b) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?

R: Direito Romano

c) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII?

R: Na virada do século foi estabelecida pela Bula Papal Inter Coetera, que determinou o limite de cem léguas a oeste de Cabo Verde o qual Portugal se recusou. Criando um impasse que foi resolvido com a mediação do papa Alexandre VI, assim assinando o Tratado de Tordesilhas em 1494, pelo qual as terras situadas a 370 léguas a oeste seria da Espanha ao passo que aquelas situadas a leste pertenceriam ao reino de Portugal.

Sendo assim podemos dizer que o Rio de Janeiro exclusivamente Belford Roxo onde moro, não fazia parte do território português quando foi estabelecido o acordo do da Bula Papal Inter Coetera, mais a partir do momento que foi feito outro acordo por haver discórdia, sendo chamado de Tratado de Tordesilhas o Rio passa a ser território português.

Resolva as questões objetivas 2,3,4 do capítulo 1 de seu Livro Didático.

2) O Sistema Internacional surgido ao fim da Guerra dos trinta Anos:

R: b) Consagrou os princípios basilares da continuidade no tempo e das fronteiras estáveis transmitidos pelos romanos visigodos como alicerce da diplomacia.

3) A organização jurídica da colônia brasileira obedeceu a orientação do poder real, sendo colocada em pratica pelo Governo Geral que:

R: b) Incumbiu o ouvido-mor de organizar a justiça, deixando as instancias finais para Lisboa , onde funcionava a Casa de Suplicação.

4) A escravidão, prática de longa duração, marcou profundamente a sociedade desde primeiras levas chegadas ao Nordeste no século XVI o que nos permite dizer:

R: b) Manteve o Brasil, em plena era da segunda revolução industrial, como último país do mundo a legalmente, abolir a escravidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com