TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Guerras e Conflitos

Por:   •  10/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

Vésperas da primeira guerra mundial (grande guerra)

Belle époque

A Europa na década de 1870 até o início da primeira guerra mundial em 1914-1918 vivenciou um período onde se caracterizava em belle époque (bela época da expressão francesa).

Este período focava principalmente nas transformações da forma de vida (onde introduziram um novo modo de pensar e viver em cotidiano), na arte, vários projetos arquitetônicos (como a art nouveau).

Impressionismo: O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol", de Claude Monet.

Art nouveau: Art nouveau ou arte nova é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o início da arte aplicada à indústria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1920.

Nos cabarés existiu-se um tipo de dança chamada cancã que inovava ao permitir movimentos individuais que quebravam a ordem da quadrilha tradicional, na época as mulheres ganharam o direito de dançar apesar do preconceito sofrido, era uma possibilidade de emprego pois seu salário era maior que mulheres operarias.

Ford T- um carro bom e barulhento acessível e adquirível para pessoas de classe média, foi produzido entre 1908 e 1927 sendo considerado o primeiro veículo barato, os carros anteriores eram destinados apenas para a alta burguesia.

Exposição universal de 1900: A Exposição Universal de 1900 foi uma feira mundial realizada em Paris, França, para celebrar as conquistas do século passado e acelerar o desenvolvimento para a próxima. O estilo que foi universalmente presente na Exposição foi Art Nouveau.

                       

                                              Primeira guerra mundial (1914-1918)

Existiam 2 lados: um acreditava na tecnologia que seria capaz de propiciar uma vida em sociedade com alegria, espaços de sociabilidade e acima de tudo uma paz permanente (lado ‘bom’)

Por outro lado, havia tensões ligadas ao avanço fervor nacionalista e de disputas imperialistas (lado ‘ruim’).

Antecedentes da primeira guerra mundial

O capitalismo concorrencial do século XIX motivou o conflito entre diversas potências européias. O interesse em ampliar mercados e o domínio sobre regiões de interesse imperialista fez com que a Europa se transformasse em um verdadeiro barril de pólvora.

Corrida armamentista e a paz armada

A Paz Armada foi a expressão usada para descrever um período da História política da Europa, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, onde havia uma intensa corrida armamentista, quando o bloco da Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro- Húngaro e Itália e a Tríplice Entente, formada pela Rússia, França ...

Corrida Armamentista é o processo pelo qual um país procura armar-se com o intuito de proteger-se de outro. ... Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua, como ocorreu durante a guerra fria.

                                     Países com alianças na grande guerra

Tríplice aliança (1882)                                            tríplice entente (1904)

Alemanha                                                                   França

Austria-hungria                                                         Rússia

Itália                                                                            Inglaterra

O estopim da guerra

Em Sarajevo em 1914 o herdeiro do trono austro húngaro (Francisco Ferdinando) e sua esposa decidem ir para Bósnia, recentemente e anexada pelo império austro húngaro, para demonstrar força e participação na crescente oposição da servia.

Ali foram assassinados os dois, em 28 de junho de 1914 o que deu início pouco tempo depois à primeira guerra mundial

° Após 1 mês do atentado, a Áustria Hungria se apoia com a Alemanha e declara guerra a servia após o país recusar de cumprir uma série de obrigações

° Os sérvios, no entanto, tinham garantia de proteção da Rússia que fez a Alemanha lançar a guerra contra a Rússia

° 2 dias depois estabeleceram guerra com a França e invadiram a Bélgica

° No dia 4 de agosto, Inglaterra entrou na guerra contra Alemanha

° No dia seguinte a Áustria Hungria declarou guerra com a Rússia

° a Itália foi a única das grandes potencias que não entrou na guerra imediatamente, apesar de ser aliada da Alemanha, tinha disputas de território com a Áustria Hungria (que fez ela mudar de lado em 1915 após os franceses e ingleses prometerem grande benefícios territoriais)

(ou seja, Alemanha revoltada e Itália na paz)

Guerra de Movimento

A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris

Guerra de trincheiras

Trincheiras- longas escavações feitas no chão que serviam de abrigo para as tropas. Nela existiam malefícios onde a condição de vida lá era horrível, alguns passavam fome pela falta de comida e comiam insetos, os mortos eram deixados ao chão por não poderem sair das trincheiras, as tropas ficavam lá durante muito tempo.

(resumindo: muitos homens morriam por causa da condição precária)

A entrada dos estados unidos

O EUA abandonou a neutralidade e partiu para a guerra e declara guerra contra os alemães (no que ferrava totalmente a tríplice aliança por conta da grande influência que os estados unidos têm até hoje)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com