TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Diferenças Entre Fordismo e Taylorismo

Por:   •  25/3/2021  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Fordismo:

Henry Ford – Ford Motor Company – 1914

Produção em massa: Capacidade de produzir mais com custos menores, a partir de um ganho de escala e eficiência.

Princípios básicos: INTESIFICAÇÃO, ECONOMIA E PRODUTIVIDADE.

- Intensificação: Redução do tempo de produção

- Economia: Redução das peças em estoque a um mínimo necessário

- Produtividade: Aproveitar a capacidade da mão de obra ao máximo

Especialização do trabalhador em uma atividade única, resultando em mais agilidade no processo de fabricação, porém dispensa a necessidade de qualificação, pois não havia necessidade de conhecerem o processo inteiro.

Fomentava o consumo em massa, defendia que tivesse aumento nos salários dos trabalhadores, para aumentarem o poder de comprar e poderem adquirir seus veículos, e da concessão de crédito bancário.

Não havia muitas variações para escolha dos consumidores, afinal um alto nível de personalização era incompatível com a redução de custos de produção, sendo assim,  a solução foi fabricar apenas carros com tinta preta, com menor custo e secagem rápida. Uma das frases conhecidas de Henry Ford foi “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”

As condições de trabalho pesavam muito, o trabalho era desgastante, maçante e repetitivo para os funcionários.

A partir de 1970, entrou em declínio por vários fatores, dentre eles: a criação de leis trabalhistas, as crises do petróleo e o surgimento do Toyotismo. Apesar disso, os princípios desse sistema são utilizados nos dias atuais, com a busca pela produtividade e maximização dos lucros com o aumento da eficiência.

Taylorismo

Frederick Taylor (1856-1915)

Taylor observou que os trabalhadores perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da capacidade. Para ele, era essencial aperfeiçoar o trabalhado visando as aptidões de cada trabalhador, ou seja, cada operário realizaria apenas uma atividade e evitaria a lentidão da produção, trazendo um melhor custo-benefício.

Treinamentos deveriam ser realizados para identificados os melhores perfis para cada função especifica, promovendo uma padronização do trabalho e maior controle da linha de produção.

Outros pontos observados por Taylos foi de que a produtividade está relacionada com o rendimento máximo do trabalhador, para que eles sejam estimulados a produzir mais, são necessários algumas motivações, como a melhoria salarial, redução da jornada de trabalho, descansos semanais remunerados e as bonificações conforme produção.

Conceito de gerência científica.

Planejamento racional com base em métodos concretos no processo produtivo.

Responsável pelo controle dos trabalhadores, sendo supervisionados afim de evitar tempo ocioso, esforço físico desnecessário e possíveis resistências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com