TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo E Fordismo

Dissertações: Taylorismo E Fordismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios da produção em massa

Assim como o nome de Taylor esta associado ao da Administração, o nome de Henry Ford esta à linha de montagem móvel, mas este foi apenas um dos inúmeros avanços que ele criou e que deixaram sua marca na teoria e prática da administração. Foi Henry Ford quem elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não dTaylor e o movimento da administração científica

O objetivo inicial de F. Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, como menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.

Para Taylor, a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se reveste de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas da organização, no sentido de baixo para cima.

Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.

Entre 1874 e 1878, Taylor trabalhou numa empresa que produzia bombas hidráulicas, onde aprendeu o oficio de torneiro. Nesta empresa, Taylor começou a observar, o que considerava ‘má administração’. Apartir disso, Taylor passou q elaborar métodos que iriam resolver estes problemas, o que passou a ser chamado de Sistema Taylor, Taylorismo e administração cientifica.

Início do movimento da administração científica

O movimento se dividiu em três momentos. O problema da qual a sociedade ocupou-se quase exclusivamente era o chamado problema dos salários. Os sistemas de pagamento na época ( pagamento por dia trabalhado e por peça produzida)tinha o efeito de fazer o trabalhador acreditar que seria vantagem somente ao seu patrão. Em 1895, Taylor apresentou a sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica, propos neste trabalho, qual seria o tempo médio, que o funcionário iria levaar para produzir determinada peça, dando o melhor de si. A administração poderia então estabelecer um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar mais, para garantir o seu salário mínimo necessário ao final do mês. A resposta de Taylor, para este problema do tempo médio que o trabalhador levaria para produzir tal peça, era o que ele chamou de ‘estudo sistemático e científico do tempo’, que constituia em dividir cada tarefa em seus elementos básicos e, com a colaboração dos trabalhadores, cronometra-la e registra-la. Assim, chegava-se ao tempo padrão para cada elemento básico. A principal razão para a invenção do estudo dos tempos, foi a busca da precisão para definir o valor dos salários.

Segunda fase da administração científica

Nesta segunda fase, a ênfase se deslocou para a produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho. A segunda fase é um desenvolvimento teórico, aumentando o escopo da administração científica , que se torna um sistema abrangente de administração.Em shop management , Taylor fez o que seria característica entre o homem médio e o homem de primeira classe. Segundo ele, o homem de primeira classe é altamente motivado e realiza seu trabalho sem disperdício de tempo, e sem restringir sua produção. Na obra, ele apresenta sua concepção dos princípios da administração de uma empresa: Seleção e treinamento de pessoal, salários altos e custos baixos de produção, identificação da melhor maneira de executar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com