TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais características do pensamento medieval

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Américo Brasiliense

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2. ROTEIRO DE ANÁLISE................................................................................06

2.1 Principais características do pensamento medieval....................................06

2.2 O poder Universal da Igreja e atuação do Tribunal da Inquisição...............06

2.3 Ideia central e enredo do filme.....................................................................07

2.4 Qual a importância da comédia de Aristóteles?..........................................07

3. ANÁLISE DO FILME......................................................................................08

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................09

REFERÊNCIAS.................................................................................................11


1. INTRODUÇÃO

        

        Neste trabalho se busca entender os processos de interação entre a sétima arte, o cinema, com seu contexto histórico, tendo em vista inferir que, um dos métodos de estudo utilizado pela disciplina de História é a historiografia, que passou a encontrar nos filmes, um importante canal através do qual se consegue absorver vivências de antigas sociedades, de seu entendimento da realidade, seus costumes e de sua ideologia, ou seja, o cinema como uma janela que se abre e nos permite entrar em contato com sociedades de outras épocas.

        Em seu artigo, Mônica Almeida Kornis (1992) trata do cinema como um importante documento histórico e levanta questionamentos a respeito do vínculo entre as imagens cinematográficas, o contexto que as produz e como se instituiu historicamente a percepção do valor documental do cinema para a historiografia. A autora também procura sistematizar os diferentes entendimentos e abordagens do tema, esclarecer as diferenças entre trabalhar com documentos escritos, como a maioria dos historiadores faz, e trabalhar com material audiovisual.

        [...] De toda forma, o que é importante registrar é que hoje se admite que a imagem não ilustra nem reproduz a realidade, ela a reconstrói a partir de uma linguagem própria que é produzida num dado contexto histórico. Isto quer dizer que a utilização da imagem pelo historiador pressupõe uma série de indagações que vão muito além do reconhecimento do glamour dos documentos visuais. O historiador deverá passar por um processo de educação do olhar que lhe possibilite "ler" as Imagens. (KORNIS, 1992; p. 238).

        A proposta desse trabalho é exatamente analisar uma obra cinematográfica, a partir desse “olhar” introduzido pela autora, para tanto, segue-se um roteiro de análise pré-construído. A escolha do período de estudo aqui compreendido é o século XIV, ano 1327, que corresponde ao período de transição entre a idade média e os primórdios do renascimento. O filme escolhido foi “O Nome da Rosa” (1986).

        O Nome da Rosa é um filme baseado no romance de Umberto Eco (1932-1916) lançado em 1980. Tem como Título Original: Der Name Der Rose; Tempo de Duração: 130 minutos; Ano de Lançamento (Alemanha): 1986; Direção: Jean-Jacques Annaud; Como contexto histórico o filme apresenta a Baixa Idade Média (século XI ao XV) a qual é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental.

Sinopse: Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega ao local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

        Para o entendimento da trama, se faz necessário trazer à tona algumas características do período referido.

2. ROTEIRO DE ANÁLISE

2.1 Principais características do pensamento medieval

        Durante o período que corresponde à Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu um domínio exclusivo sobre a evolução social e intelectual. Seu monopólio influenciou diretamente a filosofia medieval, seja por filósofos que seguiam sua doutrina ou por aqueles que a contestavam.

        A Idade Média se estende pelo período que se inicia com a queda do Império Romano do sec. V e permanece até o sec. XV. São mil anos de história, conhecidos como o período das trevas, em que se solidifica o feudalismo, com a nobreza no poder, no entanto, a nobreza é ignorante e o conhecimento fica restrito aos mosteiros. A grande discussão é a relação entre a fé e a razão, entre filosofia e teologia. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: Patrística: do século I até o século VI Escolástica: do século XIII ao século XIV. Um dos temas mais discutidos por estas vertentes filosóficas é a prova da existência de Deus e do espírito humano imortal (ARANHA, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com