TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DAS PRINCIPAIS ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONOMICO

Por:   •  2/2/2021  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 3

A economia é um estudo que se preocupa distribuição ideal de recursos na sociedade, ou seja, qual a melhor escolha diante da escassez trás o melhor bem-estar possível. Dentro da economia tem diversos ramos de estudos que nem sempre concordam em tudo. A primeira maneira de dividir a economia é Microeconomia e macroeconomia. A microeconomia estuda a inteiração entre indivíduos ou empresas, enquanto a macroeconomia é mais preocupada com toda a economia agregada, como inflação e crescimento econômico, mas as duas se complementam e nem sempre podem ser separadas tão fácil. Dentro do estudo da economia temos várias escolas de pensamento, vamos falar resumidamente sobre cada uma delas.

A economia clássica ela tem como principais expoentes Adam Smith e David Ricardo e é baseada no livre mercado e como a “mão invisível” e o funcionamento do mercado podem garantir uma alocação eficiente dos recursos. Ela sugere que, em geral, as economias funcionam de maneiras mais eficientes quando a interversão do governo é mínima, é preocupada com a proteção da propriedade privada, a promoção do livre comercio, e gastos limitados do governo atuando em áreas como defesa, lei, ordem e educação. Como diz no Livro: A história do pensamento econômico (ROBERT HEILBRONER, pág. 51): “Acontece, em primeiro lugar, porque o interesse próprio age como um poder orientador para dirigir os homens a qualquer trabalho que a sociedade esteja disposta a recompensar. ‘Não é da benevolência do açougueiro, do vendeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar’, diz Smith, ‘mas do respeito que eles têm pelo próprio interesse. Dirigimo-nos não à humanidade deles, mas ao seu amor-próprio e jamais lhes falamos das nossas necessidades, mas sim das vantagens deles. ’”

Já na escola neoclássica, temos como principais nomes Walras, Jevons, Hicks, Stigler e Marshall, foi construída sobre os fundamentos da economia clássica, era também baseada no livre mercado, mas inclui novas ideias como a maximização da utilidade, teoria da escolha racional, e analise marginal, que estuda como os indivíduos tomam as decisões escolhendo a melhor opção. Esta escola, tem como principal tema, romper com classes sociais, onde agora todos são agentes econômicos. Alguns vão vender sua mão de obra, outros são empresários baseado na sua fonte de renda o lucro.

Na Escola Keynesiana, que leva o nome de seu autor John Maynard Keynes, foi desenvolvida nos anos 30 do século XX, durante a grande depressão. As escolas mais ortodoxas dessa época estavam bem perdidas pra darem explicações para a grande crise e como soluciona-la, e Keynes defendeu a intervenção do governo para resolver o problema. A economia Keynesiana crio a macroeconomia como estudo distinto, antes não havia essa separação. Keynes não rejeitou todos os elementos da escola clássica, mas percebeu que novas ideias eram necessárias para a macroeconomia. Robert HEILBRONER, na pág.: 239, do livro: A História do Pensamento Econômico, fala: “Claro, era um livro técnico, mas, como todos os trabalhos de Keynes, iluminava-se com frases especiais. Uma delas sem dúvida será acrescentada ao estoque de aforismos ingleses: falando sobre as consequências a ‘longo prazo’ de algum venerável axioma econômico, Keynes escreveu secamente: ‘A longo prazo estaremos todos mortos’. ”

Temos também a Escola Monetarista, foi em parte uma reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com