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Principais características do pensamento de Comte e Durkheim

Por:   •  19/3/2017  •  Abstract  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  5.365 Visualizações

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 Auguste Comte, o pai do positivismo e da Sociologia

Auguste Comte foi um pensador francês do século XVIII que sistematizou a sociologia e criou a teoria positivista, corrente filosófica que fundou com o objetivo de organizar o pensamento humano.

Comte viveu em uma época conturbada de anarquias e desordem, onde governos despóticos e as revoluções provenientes disto eram frequentes. Esses acontecimentos levaram a uma descrença geral na política, situação que gerou uma crise dos valores tradicionais da época. É proveniente disso, e neste contexto, que surge a teoria positiva de Auguste.

Seu corpo teórico é composto pela combinação de elementos de várias obras anteriores a ele e também contemporâneas. Partindo do pressuposto que as ciências sociais, assim como as exatas, eram regidas por leis gerais, defende que o saber humano deve ser sistematizado pelos mesmos procedimentos que são empregados nas ciências naturais, tais como a observação, a experimentação e a comparação.

Dividiu, ainda, a história social em três estágios pelos quais todas as sociedades inevitavelmente passariam. Seriam eles:

  1. O estágio teológico: No qual toda fundamentação de vida e de todos os fenômenos sociais eram baseados na figura divida;
  2. O estágio metafísico: Onde as explicações convergiam para a premissa da abstração reflexiva e a análise da essência das coisas;
  3. O estágio positivo: Onde, finalmente, as explicações do mundo real seriam formuladas por meio da observação dos fenômenos, elaboração de hipóteses e formulação de leis universais.

O autor dividiu, ainda, a sociologia em duas áreas:

  1. Estática Social: Fundamenta-se na ordem e estuda as forças que mantêm a sociedade unida;
  2. Dinâmica Social: Fundamenta-se no progresso e volta-se como objeto de estudo a dinâmica social e suas causas;

Comte rejeitava a democracia, por considerá-la imprevisível demais. Acreditava que a sociedade era tal qual um organismo biológico, no qual todas as partes eram dependentes entre si. E, ainda, considerava que em um estágio positivo, todas as pessoas viveriam em nome da coletividade, rejeitando, portanto, o individualismo.

Apesar da grande influência que teve a teoria positiva de Comte, a idéia do progresso positivo como destino comum a todos os povos atualmente é encarada como estratégia colonizadora de imposição da cultura ocidental sobre os outros povos.

Émile Durkheim (1858 – 1917)

Émile Durkheim, filósofo francês de pensamento positivista, foi um dos grandes primeiros teóricos da Sociologia moderna. Aperfeiçoou a teoria positiva de Comte e lutou para transformar as ciências sociais em uma ciência de cunho científico. Para o autor, o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais.

O fato social, segundo Durkheim, consiste em determinadas maneiras de pensar, agir e rever a sociedade. Mas para que se encaixem nessa denominação, os fatos sociais precisam atender a estas proposições:

Coercitividade – Os fatos sociais impõem sua força ao indivíduo sem que estes tenham se quer o poder de questionar, levando-os a uma conformação social. Uma forma de identificar essa premissa em nosso meio são as sanções legais ou espontâneas que nos são impostas em caso de descumprimento de regras sociais já existentes;

Exterioridade – Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, pois existem mesmo contra sua vontade ou desejo e, são, ainda, anteriores a existência deste;

Generalidade – Os fatos sociais se repetem em todos os indivíduos que compõem a sociedade, e ainda, em todas as sociedades em determinado período cronológico ou mesmo ao longo do tempo. Os fatos sociais são, portanto, de natureza coletiva. Como exemplos dessa premissa podemos citar os costumes e a moral.

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