TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As “luzes” que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas.

Por:   •  9/6/2016  •  Artigo  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

As “luzes” que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas.

Conforme Foucault ao mesmo tempo que o Iluminismo abre espaço para as instituições de assitência e proteção aos cidadãos – como família, hospitais, e escolas, também insere nelas mecanismos que os controlam e as mantem. Esses mecanismos Foucoult, chamou de técnologia política, com poderes de manejar espaço, tempo e registro de informações.

A formação da sociedade disciplinar está ligada a um certo número de amplos processos históricos no interior dos quais ela tem lugar: econômicos, jurídico-políticos, cientificos.

Conforme o crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade, vão se dando os processos historicos, ao mesmo tempo vão se desenvolvendo as disciplinas em relação aos indivíduos.

O desenvolvimento econômico, disciplina por ele mesmo, por envolver o capital e a forma de produção do mesmo, que se dá através dos modos de trabalhos, modos de produção, da estimulação a competividade entre os indivíduos, e avanços técnológicos.

O sistema jurídico-político é determinante para as disciplinas, desenvolvem as normas, leis e o fazem cumprir.

O cientificismo é disciplinar, a partir do desenvolvimento da ciência, que é quem aponta para certo ou errado.

O crescimento de uma econômia capitalista fez apelo à modalidade específico do poder disciplinar.

Como vivemos sobre um regime de economia capitalista, e o capitalismo, como organização administrativa, empresarial e dos meios de produção, padroniza o comportamento dos indivíduos, padronizando o dia -a-dia de cada um.

Onde as mídias são fortemente utilizadas para a padronização social. Através da televisão, da internet, impulsionam o consumismo, que é Um dos fatores do desenvolvimento econômico capitalista.

Deleuze, em sua teoria afirma que a sociedade moderna, deixa de ser disciplinar e passa a ser de controle, através da proliferação técnológica, como cameras de video em espaços sociais, aparelhos de celular, cartões de crédito e a comunicação pela internet, que facilitam o exercício de mecanismos de vigilância e de controle, cada vez mais eficientes. Segundo Deleuze a rede de comunicação Web, exerce a função de superpanóptico. E os muros que caracterizavam a sociedade disciplinar, caem, ficando o poder controlador que se dissove em todos espaços, de maneira mais sútil.

Aparentemente as disciplinas não contituem nada mais que um infradireito.

O sujeito na sociedade tem muito mais dever, do que direito, o mesmo somente poderá reviindicar o direito se tiver cumprido as normas impostas pelo poder disciplinar. Como a disciplina padroniza, o direito fica restrito ao padrão da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com