TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais ideias de Platão sobre a república

Projeto de pesquisa: As principais ideias de Platão sobre a república. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

As Principais idéias de Platão sobre a Republica.

Introdução.

Platão na antiga Grécia escreveu um livro cujo o tema, refere-se a um País perfeito, descreve os governos e as pessoas, de uma forma muito longe do contexto da época, e que até hoje, trás muitas controversas, no tocante maestria do pensamento aonde de forma sintetizada descreveremos suas idéias em nosso trabalho. Sejam bem vindo!

Desenvolvimento.

A Republica perfeita segundo Platão tem idéias de pessoas, que nasceriam já determinadas por ordem divina a uma hierarquia social, cada qual com uma finalidade, tal classificação social ocorreria da seguinte forma:

- "Ouro" Os filósofos teriam o poder soberano, pois a sabedoria e o conhecimento filosófico conduziria de forma justa toda a nação.

- "Prata" Os soldados que de forma heróica defenderiam a Republica, e os moradores em geral.

- " Bronze" A população, os comerciantes e os demais da sociedade.

Na Republica perfeita de Platão, as crianças deveriam des da mais tenra idade, obter conhecimento através de historias que mitigam de fato valores e auto estima , para que desta forma a sociedade vindoura tivessem saúde e prosperidade, pois como Sócrates também preconizava. "Moralidade é saúde da alma".

Todos teriam um emprego para a vida toda; Laços maternais não existiriam as mãe entre si, cuidariam dos filhos uma das outras, para que desta forma se pudessem manter a lealdade com o Estado.

As crianças não seriam classificadas, por cor ou sexo, mas sim por sua inteligência, podendo assim até mesmo a filha de um fazendeiro ser torna um Rainha filósofa.

Na Republica,os dirigentes não devem lutar por seus interesses particulares, por isso não lhes é dado nenhum bem, somente o necessário para o conforto de seu lar e sua família; Aqueles que teriam muitos bens não poderiam governar, aqueles que governam não pode ter, sendo um forma muito coerente para inibir a corrupção.

Conclusão.

A Republica perfeita com uma vida perfeita para todos, é para Platão somente o pano de fundo de sua real finalidade; Como Sócrates a busca por justiça é incansável, e conseguir tirar a sociedade de sua caverna escura e sombria, para ver a luz da bondade dentro da alma social, pois vencer a si próprio e a maior de todas as vitórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com