TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Teorias De Aprendizagem

Ensaios: Principais Teorias De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 4

O presente texto tem o propósito de apresentar uma síntese do conteúdo apresentado no tópico quatro, o qual trata sobre as principais Teorias de Aprendizagem: Associacionistas e Mediacionais.

Na teoria Associacionista a educação tem uma visão pragmática, objetiva a transmissão de conhecimentos e a capacitação técnica por meio de competências e habilidades. Aprendizagem: processo cego e mecânico de associação de estímulos e respostas, provocado e determinado pelas condições externas, ignorando as internas. Ensino: preparar e organizar as contingências de reforço que facilitam a aquisição dos esquemas e tipos de condutas desejadas.

Alunos: passivos, à mercê das contingências do ambiente e dos agentes controladores, Professor: planejador e analista de contingências. Sua função é arranjar contingências de reforço, neste tipo de teoria de aprendizagem existem objeções como identificação entre aprendizagem e conduta manifesta, ignorando que a aprendizagem não é totalmente observável, uma vez que há o processo interno.

Na Teoria de Aprendizagem Medi acionais (Gestalt, Genético-Cognitiva, Genético-Dialética, Significativa), os elementos dão destaque a importância da ação, do envolvimento e da interação do sujeito com o objeto; dão importância às variáveis internas da aprendizagem; consideram a conduta humana como totalidade.

Aprendizagem: processo de conhecimento, de compreensão das relações em que as condições externas atuam mediadas pelas condições internas; supremacia da aprendizagem significativa, que supõe reorganização cognitiva e atividade interna.

Aprendizagem Genético-Cognitiva - Piaget (1896-1980)

Comportamento humano: não é inato, nem resultado de condicionamento. Sujeito e objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas.

Segundo Piaget os Estágios do Desenvolvimento Genético-Cognitivo: patamares de desenvolvimento que se dá pela sucessão (organização de ações e pensamentos, característico de cada fase do desenvolvimento do indivíduo).

1. Período Sensório Motor: Sensório Motor: do nascimento aos dois anos, aproximadamente, etapa básica manipulativa. A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo.

2. Pré-operatório ou Simbólico ou Indutivo : 2 aos 7 anos, aproximadamente. Etapa intuitiva e de aprendizagem instrumental básica. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.

3. Período Operatório Concreto: sete aos 11 aos, aproximadamente. Indivíduo consolida a construção das operações subjacentes às quais se encontram as possibilidades intelectuais do período. Tais operações são o resultado de ações mentais interiorizadas e reversíveis.

4. Período Operatório Lógico Formal ou Abstrato: dos 12 aos 16 anos em diante, em que acaba a construção de estruturas intelectuais própria do raciocínio hipotético-dedutivo, característico nos adultos. É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético dedutivo ou lógico-matemático.

APRENDIZAGEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com