TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Formativas Tema

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

a) Identifique a primeira nação industrial da Europa.

A Grã-Bretanha foi a primeira nação industrial, Os têxteis, o carvão, o ferro e aengenharia foram as bases da prosperidade precoce Inglesa, que esta soube manter como trunfos. A engenharia desenvolveu-se a par das necessidades das indústrias detêxteis, carvão e ferro. A necessidade da indústria mineira em conseguir transportebarato resultou no desenvolvimento da máquina a vapor e do caminho-de-ferro, comesta última a ser a mais importante das novas indústrias do séc. XIX. Depressa severificou   por   parte   de   outros   países,   uma   procura   externa   dos   conhecimentos,equipamento e capital britânico, representando assim um enorme estímulo para todaa economia. A evolução da indústria naval foi também um estímulo enorme para a economia.

Os fatores deste enorme crescimento foram:A terra abundante e a riqueza de recursos naturais;O rápido progresso na tecnologia e a especialização regional crescente;A permanente escassez e elevado custo da mão-de-obra que incentivavam ouso de maquinaria, quer na agricultura, quer na indústria; As enormes dimensões físicas dos EUA com climas e recursos diferentes quepermitiram um grau de especialização superior ao Europeu;Grande mercado interno praticamente livre de barreiras aduaneiras; A   construção   de   uma   boa   rede   de   caminhos-de-ferro   que   permitia   acirculação de mercadorias, pessoas e bens.

b) Explicite o conceito de “Revolução Industrial” e indique as várias etapas do processo de industrialização

Durante o sec. XVII, a Inglaterra passou por uma serie de transformações que levaram ao fim doabsolutismo   monárquico   e   à   instalação   de   uma   monarquia   parlamentarista,   isso   representou   atransmissão do poder político da nobreza para a burguesia. A ascensão da burguesia permitiu a essaclasse tomar medidas que beneficiassem seus negócios, o que deu origem à “revolução industrial”).As mudanças ocasionadas nesse período foram:Expulsão dos camponeses de suas terras, originado a migração para a cidade.Instituição do trabalho assalariadoUrbanização (migração dos camponeses expulsos)Fortalecimento do comercio marítimo InglêsA  limitação  do  poder  real  às  imposições  do   parlamento  inglês,  deu  origem   à   intensificação  doscercamentos das terras comuns, que eram utilizadas pelos camponeses para a subsistência não gerandolucro. Como a nobreza rural e a burguesia pretendiam lucro e, para isso precisavam ampliar os seusnegócios, acabam por pressionar o governo Inglês para procederem à expulsão dos camponeses. Estasterras foram geradas para o desenvolvimento de pasto e logo para a criação de ovelhas que visava aprodução de lã.

c) De forma resumida, explique em que é que consistiu o Zollverein

O   Zollverein   tornou   possível   uma   economia alemã unificada e a forte implementação dos caminhos-de-ferro transformou-a numarealidade. A chave da rápida industrialização na Alemanha foi o crescimento célere daindústria carbonífera (região do Ruhr).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com