TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atos De Empreendedorismo Do Barao De Maua

Pesquisas Acadêmicas: Atos De Empreendedorismo Do Barao De Maua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 3

O Barão de Mauá e o Empreendedorismo

Você conhece a História do Barão de Mauá? Vou contá-la resumidamente:

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, foi um homem à frente do seu tempo. Garoto pobre que se tornou, graças a muito estudo (ele era autodedata) e dedicação, um grande empresário brasileiro da época do Império. Uma pena que empresários não eram bem vistos nessa época. Enquanto todos pensavam num futuro agrícola para o Brasil, ele pensava diferente. Vislumbrava um futuro cheio de progresso e indústrias.

Barão de Maua empreendedor

Porém, o governo não partilhava dos mesmos ideais. Todos que comandavam o país acreditavam que Mauá apressava muito as coisas. Enquanto ele queria ver juros baixos e créditos rolando para que capitais fossem investidos em empresas que trariam o progresso para o país, os outros queriam exatamente o contrário: aumentar os juros, limitar o crédito e frear o desenvolvimento.

Por causa de seus ideais, o Barão de Mauá, conseguiu muitos inimigos, tanto dentro do governo quanto no exterior, onde possuíu negócios altamente lucrativos e que batiam de frente com grandes companhias estrangeiras.

Criador de empresas como o Banco do Brasil (sim, o banco que existe até hoje), outro Banco no Uruguai, depois outro Banco Internacional de Investimentos, além disso foi dono de Estrada de Ferro, estaleiro, companhia de navegação, Companhia agrícola, além de outras empresas de pequeno valor.

Mauá conseguiu realizar seu sonho de um Brasil indústrial e em direção ao progresso, porém não pode fazer parte da festa. Algum tempo antes de sua morte, o governo percebeu o quanto o Brasil poderia se desenvolver e começou a permitir e facilitar que empresas estrangeiras investissem seu capital no país. E Mauá, nessa época, era um homem proibido de fazer negócios no seu país por determinação do governo.

Se interessou pela história dele? Isto é apenas um BREVE resumo. Se quiser saber mais, leia o livro: Mauá, Empresário do Império, do Jorge Caldeira. Recomendadíssimo.

O Barão de Mauá foi sem dúvida um visionário, com grandes ideais. E, por isso, resolvi listar, embasado na leitura do livro citado, algumas lições sobre carreira e negócios desse grande empresário do Império:

Lições de Negócios e Carreira do Barão de Mauá:

1º Seja curioso

Para a maioria das pessoas fazer bem o seu trabalho se resume a cumprir as tarefas determinadas e deixar de lado as inquietações sobre o complicado mecanismo por trás de uma empresa. Você não deve seguir essa tendência. Deve perguntar, entender o porquê você faz o que faz, como pode melhorar isso, tirar lições dos erros cometidos, enfim, aprender a dominar o "organograma" das atividades da empresa. Sem isso, você não pode sonhar com degrais mais altos na carreira.

2º Compreenda o seu país

Esteja atento às ações do governo e ao rumo que a economia está tomando, elas são importantes para que seus projetos possam ser realizados com sucesso no futuro.

3º Tenha maturidade

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com