TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Monografias: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

POLO DE APOIO PRESENCIAL: ITAPIPOCA/CE

CURSO: BACHAREL CIÊNCIAS CONTABÉIS

Disciplina: Estatistica

Professor EAD: Prof. Profa. Renata M. G. Dalpiaz

Professor Presencial: André Marques

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Equipe:

Cassi Jones Magalhães de Sousa - 425395

Francisco Dheymison Carneiro - 432886

Tavares Sousa Ribeiro - 423585

Lucas Cardoso Aguilar - 426002

Francisco Vasconcelos da Costa - 411093

Setembro / 2014

Itapipoca - CE

Trabalho referente à Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentado à Faculdade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Estatística

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................................02

Desenvolvimento.............................................................................................................02

Coleta de dados................................................................................................................05

Medidas estatísticas.........................................................................................................10

Considerações finais........................................................................................................13

Referencias bibliográficas...............................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Quando se fala de estatística é comum pensar que se resume apenas a apresentar arranjos de números em bases econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, no entanto, Estatística investiga os impactos causados às organizações baseando-se em vários fatores. O seu propósito é utilizar os dados que são adquiridos através de investigações “em conhecimento e informação” para melhorar a eficácia organizacional. Os contadores não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de elementos que lhes ajude nessa luta. E a Estatística é uma ferramenta que possibilita essa análise de dados.

Analisar dados é a melhor maneira de um contador estar a par do que acontece no mercado e a partir desse ponto poder auxiliar da melhor forma seus clientes e nesse momento que entra a estatística como ferramenta para análise de dados e posterior diagnostico da empresa ou mercado em que o contador está atuando.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Definições de estatística

Estatística é a ciência que se ocupa de arrecadar, organizar, avaliar e decifrar dados a fim de tomar decisões. Ajuda no planejamento, podendo ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos e também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos.

Observa-se que a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos de grupos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes, pois seu objetivo é fornecer métodos e técnicas para que seja usado em situações sujeitas a incertezas fazendo com que estas sejam minimizadas.

A Estatística se divide em: Descritiva voltada para os procedimentos usados para organizar, resumir e apresentar dados numéricos. A Inferencial ou Indutiva é voltada para a coleção de métodos e técnicas utilizados para estudar uma população baseado em amostras probabilísticas desta população.

A estatística descritiva, objeto desse trabalho pode ser interpretada como uma função cujo objetivo é a observação de fenômenos de mesma natureza, a coleta de dados numéricos referentes a esses fenômenos, a organização e classificação desses dados observados e a sua apresentação através de gráficos e tabelas que permitem descrever resumidamente os fenômenos. Para se chegar aos resultados passa por várias fases: Planejamento; Coleta de Dados; Apuração dos dados; Apresentação dos Dados; Análise e Interpretação de Dados.

2.2 Controle estatístico de processo (CEP)

Através do artigo “Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense” o autor SOUZA (2007) transmite que a indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos que estar à procura de progresso, pois o mercado exige a evolução para que os produtos não fiquem obsoletos e seus clientes deixem de comprá-los. Devido a esse motivo ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).

Um dos produtos produzidos pela empresa citada é um bloco de motor para caminhões a diesel. E através da Estatística é medida a qualidade da peça: resistência e dureza. Na análise é utilizada uma peça de cada lote para verificação da qualidade se esta estiver dentro dos padrões aceitáveis impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver e apresentar algum problema, são feitas analises com outras amostras do mesmo lote para que seja corrigido o erro.

O autor esclarece que esse processo tem como alvo analisar com base na Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados utilizando o método da probabilística, como forma de prevenção de acontecimentos futuros. Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado.

2.3 Aplicação da estatística na área de Administração

Na atualidade a mídia repassa informações em tempo real, e muitas dessas informações vêm acompanhadas de números estatísticos que estão sempre sendo atualizados através de pesquisas. Como exemplos podem ser citados os índices da inflação, de emprego e desemprego.

É percebido no dia a dia que as possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração englobam os mais variados campos e é muito utilizada pelos gestores e administradores, supervisores e até mesmo pelos os demais funcionários que a cada dia estão em busca de qualificação.

Tanto para o setor privado quanto para o setor público essa ferramenta é cada vez mais utilizada como forma de prevenção de risco e perdas, objetivando a manutenção estrutural, evitando problemas futuros.

Como já explicitado os campos são abrangentes, na área da medicina é bastante usada para definir sobre a eficiência de um tratamento no combate à determinada doença. Como foi no caso do Coquetel usado contra o Vírus HIV. Muitos outros levantamentos são feitos na área da saúde que está ligada à área médica. Pacientes são submetidos a uso de medicamentos para verificar sua eficiência, sendo que essa análise é feita entre os usuários e não usuários e depois de um tempo estatisticamente pode-se ter dados mais precisos em relação à eficácia.

São muitas as áreas que são abrangidas pela estatística: área da produção agrícola, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Ela está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: administrador, contador, matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo, e vários outros profissionais. Até mesmo na área de segurança a estatística é utilizada, pois ajuda a sanar dúvidas e aplicar medidas viáveis para situações “problemas”. Quando se fala em Estatística não se pode deixar de mencionar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) órgão que tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais bem como nas áreas demográficas e econômicas. Incluindo vários indicadores (Censo demográfico, serviços, agropecuário, recursos naturais, geografia e outros). Vale ressaltar que as informações levantadas pelo instituto servem para as esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

Muitos artigos enfatizam a importância da Estatística nas áreas: Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, no Marketing e Análise de Mercado, Área Financeira e Bancária.

Várias são as situações que necessitam de um estatístico, na área de Marketing e Análise de Mercado, por exemplo, este tem o papel de trabalhar na monitoração e análise de mercado, na avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais bem como no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias.

3. COLETA DE DADOS

a estatística necessita de dados concretos pra ser aplicada para isso e o bom êxito dessa ATPS foi feita a coleta da amostragem de pacotes arroz, a marca escolhida pela equipe foi a Emoções, cada pacote com o poso impresso de 1 Kg em um mercado varejista em Amontada - Ce para análise, a fim de arrecadar as informações necessárias para a continuidade do trabalho.

Os dados foram coletados através de amostragem, feita a pesagem de 100 pacotes arroz da marca emoções, sendo que estas estavam rotuladas com o peso de 500g sendo todos do mesmo lote. Foram escolhidos aleatoriamente os pacotes de arroz e após pesados foi feito a coleta dos dados

Distribuição das amostras dos 100 pacotes de arroz Emoções rotulado com peso de 1 Kg.

Tabela 1- distribuição do peso dos 100 pacotes de arroz Emoções

AMOSTRA PESO Kg

1 1,01

2 1,06

3 1

4 0,997

5 1,01

6 1,03

7 0,997

8 1,01

9 1,03

10 1,06

11 1

12 1,03

13 0,997

14 1

15 1,03

16 1,06

17 1,03

18 1,01

19 1,07

20 0,997

21 1

22 0,997

23 1,03

24 1

25 1,03

26 0,997

27 1,01

28 1,03

29 1

30 1,03

31 1,03

32 1

33 1,03

34 1

35 1,03

36 1,01

37 1,03

38 1,06

39 1,03

40 1

41 1,03

42 1,07

43 1,01

44 1,03

45 1

46 0,998

47 0,999

48 1

49 0,999

50 0,998

51 1,01

52 0,998

53 1

54 0,998

55 1

56 0,999

57 0,998

58 1,01

59 1,06

60 0,998

61 1,03

62 1

63 0,999

64 0,998

65 1,03

66 1,01

67 0,999

68 0,998

69 1

70 1,06

71 0,998

72 0,999

73 1,01

74 1

75 0,999

76 0,998

77 1

78 0,999

79 0,998

80 1,06

81 1,01

82 0,999

83 0,998

84 1

85 1,03

86 0,998

87 1,01

88 1,03

89 0,998

90 0,999

91 1,03

92 0,998

93 0,997

94 1,01

95 0,998

96 1,06

97 0,998

98 0,999

99 1,01

100 1

A equipe começou o planejamento em sala e decidiu o melhor dia para a coleta de dados foi confeccionada a tabela e marcada a coleta para o dia 5/09/2014 no Jacinto Supermercado na cidade de Amontada - Ce.

na data os membros da equipe foram até o estabelecimento perto do horário de termino do expediente e explanou ao gerente o motivo da pesquisa q de pronto atendeu, após a coleta agradecemos ao mesmo pelo auxilio.

3.2 Frequência absoluta e relativa

A frequência absoluta está associada ao número de vezes que o elemento aparece na amostra, ou o número de elementos pertencentes a uma classe.

Já a frequência relativa é determinada em porcentagem, através da relação entre a frequência absoluta da variável e o somatório dos valores citados, ou seja, a percentagem do valor dos dados em relação ao total da amostra.

3.3 Frequência absoluta e relativa referente à pesagem de 100 pacotes de arroz da marca Emoções.

Tabela 2- frequência absoluta e relativa dos 100 pacotes de arroz Emoções.

Como sabemos o produto usado na amostragem é arroz da marca Emoções na qual possuem características comuns, pois foram escolhidos os rotulados com peso de 1 Kg, no entanto, pode-se observar tanto na tabela de distribuição quanto na tabela de frequência absoluta que houve diferença no peso dos pacotes de arroz.

Verifica-se que a frequência absoluta dos 100 pacotes de arroz tiveram 08 variações diferentes sendo que:

Peso (Kg) Frequência

1 19

1,01 15

1,06 8

0,997 7

1,03 21

1,07 2

0,998 17

0,999 11

É valido lembrar que a frequência relativa acompanha o percentual do valor dos dados dentro de cada variação, ou seja, seguindo o mesmo sentido da frequência absoluta tem-se a frequência relativa da seguinte forma: 1Kg (19%),1,01 Kg (15%), 1,06 Kg (8%), 0,997 (7%), 1,03 Kg (21%), 1,07 Kg (2%), 0,998 Kg (17%) e 0,999 Kg (11%).

Peso (Kg) Frequência (%)

1 1 19%

2 1,01 15%

3 1,06 8%

4 0,997 7%

5 1,03 21%

6 1,07 2%

7 0,998 17%

8 0,999 11%

Os dados expostos no “gráfico de pizza” foram utilizados para representar partes de cada intervalo da amostra nos seus respectivos percentuais, possibilitando a visualização do todo para um melhor entendimento dos leitores.

4. MEDIDAS ESTATÍSTICAS

As Medidas têm por objetivo fazer uma analogia simplificada dos dados numéricos de forma sucinta oferecendo condições de: leitura, compreensão e interpretação em sua apresentação e parâmetros analíticos de uma pesquisa.

4.1 Medidas de tendência central

Essas medidas são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando-o adequadamente. O objetivo é substituir todos os dados de uma pesquisa por um único valor que os descreva de forma clara e precisa para fazer analogia com variáveis similares dentro da própria pesquisa ou com outras pesquisas já divulgadas. Compreende três tipos: média, moda e mediana.

-Média é obtida somando-se todos os números da sequência e dividindo pela quantidade de números que a sequência possui; - Moda o valor mais frequente em um conjunto de dados, ou seja, o dado que ocorre com maior frequência; -Mediana tem a característica de dividir um conjunto ao meio. Para obter a mediana de um conjunto de dados, deve-se sempre ordenar esse conjunto. A ordem pode ser crescente ou decrescente. Se o conjunto tiver um número ímpar de termos, a mediana é o próprio termo central. Caso o conjunto tenha um número par de termos, a mediana será a média aritmética dos dois termos centrais;

Mínimo: menor elemento da amostra;

Máximo: maior elemento da amostra.

4.2 Tabelas de tendência central: média, moda, mediana, mínimo e máximo dos 100 pacotes de arroz Emoções.

Tabela 3- tendência central: média, moda, mediana, mínima e máxima.

Média: 1,01334

Moda: 1,03

Mediana: 1

Mínimo: 0,997

Máximo: 1,07

4.3 Medidas de dispersão

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, ou se distanciam do valor central. Servem para avaliar qual o grau de representação da média. Um exemplo a ser citado é que dois grupos podem ter a mesma média, mas serem muito diferentes na amplitude de variação de seus dados.

As principais medidas de dispersão são:

-Amplitude total: é a diferença entre o valor maior e o valor menor de um grupo de dados;

-Soma dos quadrados: é baseada na diferença entre cada valor e a média da distribuição;

-Variância: é a soma dos quadrados dividida pelo número de observações do grupo menos 1;

-Desvio padrão: é a raiz quadrada da variância.

-Coeficiente de variação é usado para analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio quando duas ou mais séries de valores apresentam unidades de medida diferente.

4.4 A tabela de medidas de dispersão: variância e desvio-padrão em relação ao peso dos 100 pacotes de arroz Emoções.

Tabela 4- medidas de dispersão: variância e desvio-padrão

Variância 0,000417641

Desvio-padrão 0,020333824

4.5 Aprovação ou reprovação do lote do arroz Emoções

Tendo em vista todo o dado levantado na pesagem dos 100 pacotes de arroz a equipe optou pela aprovação, pois o resultado final da amostragem demonstrou um Desvio-Padrão de 0,02g, na qual é considerado dentro do limite aceitável pela empresa.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na atualidade inovar significa desenvolvimento e introdução de novidade. As inovações surgem a todo instante, por isso as organizações e instituições devem ter percepção para inovar no momento certo. A estatística é uma ferramenta que facilita a análise com mais eficiência, pois traz benefícios e facilita inúmeras tarefas humanas.

Entende-se que, o giro rápido e a difusão em escala global das informações influenciam em todos os campos da sociedade e as organizações devem analisar a todo o momento como está o seu comportamento organizacional tanto as organizações públicas como as privadas, lembrando ainda que as privadas visam lucros, reduzir custos e elevar a qualidade dos produtos.

Verifica-se através de todo o conteúdo exposto que a estatística é composta por vários elementos e que estes estão interligados. Sem analisar os dados fica difícil para uma empresa evoluir em seus trabalhos, na busca da excelência.

Ultimamente, um dos diferenciais entre as organizações e instituições está fortemente ligado às análises feitas. No setor privado as empresas fazem análise do mercado permitindo conhecer de perto o ambiente onde o produto e o serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produtos se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

A descrição do segmento de Mercado leva em conta: análise da indústria, quem está comprando, o que está comprando, por que está comprando, análise SWOT do produto e do serviço, análise da concorrência.

Como visto através dos dados levantados em relação ao peso da amostragem dos 100 pacotes de arroz da marca Emoções a empresa aparentou se preocupar em manter um padrão de qualidade, pois o desvio-padrão ficou dentro do limite aceitável.

Se a margem do desvio-padrão fosse alta, (diferença nas gramas) em relação à descrita no rótulo e se por acaso os clientes descobrissem poderiam deixar de comprar todos os produtos dessa marca e não só os pacotes de café rotulados com 500g, e provavelmente comprariam do concorrente, gerando prejuízo para a empresa, pois os clientes estão cada vez mais exigentes não admitindo erros.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENTO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 7p.

LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. 4ª ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2010.

SOUZA, gueibi peres. aplicação dos conceitos de controle estatístico de processo (cep)

em uma indústria de fundição do norte catarinense. disponível em: acesso em: agosto. 2013.

TAVARES, M. estatística aplicada à administração. disponível em: acesso em: agosto. 2013.

Conceito e aplicações da Estatística. Disponível em: acesso em: agosto. 2013.

. Acesso em: agosto 2013.

http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso em: agosto. 2013.

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/registrocivil/metodologia.shtm>. Acesso em: agosto. 2013.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/estatistica.pdf>. Acesso em: agosto. 2013.

...

Baixar como  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »