TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Rede Social E Terceiro Setor

Ensaios: Atps Rede Social E Terceiro Setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Super Social

quinta-feira, 6 de junho de 2013

REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR

REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR

O que é SOCIEDADE CIVIL? Existem diversos conceitos sobre sociedade civil e após algumas pesquisas e discussões, entendemos que é tudo o que compõe, da alicerce e forma a sociedade em que vivemos, como instituições voluntárias cívicas que recebem ou não a apoio do Estado. Todos em busca de um interesse em comum, “ a melhoria da sociedade em que vivemos”.

Temos diversas necessidades emergenciais, porém, há a importância da avaliação do que é primordial, para que todos possamos estar juntos na luta por uma sociedade mais justa.

A sociedade tem que abrir os olhos em questão dos nossos direitos dos civis e dos deveres do Estado, pois juntos somos mais fortes em luta aos nossos objetivos.

Para melhor compreender o assunto vamos entender o que é o Terceiro Setor e quais os seus objetivos. Buscamos informações na internet a respeito da definição, organizações, voluntariado, atuação, manutenção e objetivo principal.

Definição:

Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas

Organizações:

Entre as organizações que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

Voluntariado:

Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão-de-obra voluntária (que não recebem remuneração pelo trabalho).

Atuação:

As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.

Manutenção:

O Terceiro Setor é mantido com recursos de doações de empresas e pessoas físicas e, também, com repasse de verbas públicas. Existem também muitas associações que conseguem obter recursos através da organização de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisas, agendas, etc).

Objetivo Principal:

As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/terceiro_setor.htm

Etapa 4

O espaço assumido pelas ONGs no lugar dos movimentos sociais

Existe um livro chamado HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS( A Construção da Cidadania dos Brasileiros) de MARIA GLÓRIA GOHN, que fala sobre diversas lutas e movimentos sociais desde o século XVIII até os mais recentes antes da chegada das ONGs como intermediárias da sociedade.

Vamos conhecer algumas parcerias envolvidas e queremos saber dos leitores se os resultados são transformadores ou não na sociedade, comprovando ou negando o papel da ONG como ator coadjuvante nas conquistas sociais.

Conheça o guia de site de ONGs, onde podem conhecer um pouco mais das entidades existentes, acesse: http://www.guiademidia.com.br/ongs.htm

É de extrema importância que a sociedade conheça as ONGs existentes para que possam ir em busca de seus direitos, as utilizando como intermediárias. Segue abaixo algumas especializações que as ONGs trabalham:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com