TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação (Formação Econômica Do Brasil-FEB)

Casos: Avaliação (Formação Econômica Do Brasil-FEB). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  1.772 Visualizações

Examine as principais diferenças entre a imigração nos sistemas de parceria e colonato na cultura cafeeira no Brasil no século XIX.

No sistema de parceria os imigrantes arcavam com todos os custos do transporte e da estadia, ademais essa dívida com o tempo foi se tornando impagável. Além disso, as condições de vida dos imigrantes eram precárias, onde os fazendeiros não acabaram com o hábito da escravidão, tratando e considerando os imigrantes como escravos. Diante de tudo isso, esse sistema chegou rapidamente ao fim.

Já o sistema de colonato contou com a participação do Estado para financiar o fluxo migratório, as instalações dos imigrantes e também, esse participava diretamente da contratação dos estrangeiros. Além disso, o fazendeiro foi obrigado a assumir a responsabilidade de pagar as despesas de viagens e do primeiro ano de trabalho do colono.

Quais foram os principais determinantes da recorrente desvalorização cambial que marcou o final do século XIX no Brasil?

A desvalorização cambial foi consequência de dois fatores: a queda da receita de exportações e a pressão política dos cafeicultores. A queda da receita gerou a redução da entrada de capital estrangeiro no Brasil, por causa da queda do preço internacional do café. E, os cafeicultores tinham o objetivo de manter seus ganhos em moeda nacional, pois o governo reduziu a moeda nacional em relação à libra para manter elevada a renda desses cafeicultores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com