TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baroco X Vatel - Um Banquete Para O Rei.

Exames: Baroco X Vatel - Um Banquete Para O Rei.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 6

Barroco

A arte barroca originou-se na Itália (séc.XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria. Suas características são:

• Emocional sobre o racionalismo; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

• Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas; colunas retorcidas;

• Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

• Violentos contrastes de luz e sombra;

• Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

PINTURA

Características da pintura barroca:

• Composição assimétrica, em diagonal – que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

• Acentuando contrante de claro e escuro ( esxpressão dos sentimentos) – era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Dentre os pintores barrocos italianos estão, Caravaggio, Andrea Pozzo, Velázquez, Rubens, Rembrandt.

ESCULTURA

Suas características são o predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. O pioneiro na arte de esculpir foi Bernini.

ARQUITETURA E URBANISMO BARROCO

Os modelos urbanos clássicos aparecem de forma tardia na fase barroca dos séc. XVII e XVIII, em que Bernini e Borromini desenvolvem a arquitectura de arte urbana em Versalhes e Roma. Existem três princípios que definem o urbanismo deste período: a linha recta; a perspectiva monumental; o programa ou, a uniformidade – em que a linha soberania o particular.

Estes princípios resumem-se a um : a cidade com perspectiva. A realidade é vista como uma Vista, como um panorama.

O Barroco forma e ordena o mundo como um panorama, nasce o urbanismo como um panorama, nasce o urbanismo como arte.

A cidade converte-se na expressão de uma realidade politica, materializa uma visão central.

Os programas dilatam com um vigoroso impulso criador, baseado numa generosa ambição social: Igrejas; palácios; Monumentalidade cénica; Hospitais; Hospícios; Passeios públicos; Alamedas; Institutos de ensino; Institutos de cultura; Pontes.Num século em que começavam a despontar muitos problemas sociais, muitas inquietações intelectuais e cientificas

Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.

Quanto à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de escultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impressão de poder e de movimento.

Quanto à arquitetura palaciana, o palácio barroco era construído em

três pavimentos. Os palácios, em vez de se concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas. A edificação mais representativa dessa época é o de Versalhes, manifestação messiânica das ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei Sol, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilitá-los - todos os nobres

poderosos das cortes de seu país.

O filme: Vatel – Um banquete para o rei.

Em 1671 o rei Luís XIV vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé planeja uma solução para fazer com que não só ele, mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econômico. Condé encarrega então François Vatel, personagem vivido por Gerard Depardieu, da maior tarefa de sua vida: promover três dias e três noites de festividades no castelo de Chantilly, para onde o rei Luís XIV e toda a nobreza com 3 mil pessoas serão convidados a passar um fim de semana.

O BARROCO: A VIDA COMO UM BANQUETE

Este texto busca retratar e analisar a vida no movimento artístico-cultural de fundo religioso denominado Barrroco, através da produção cinematográfica “Vatel: um banquete para o rei”.

O Barroco, movimento literário e artístico surgido no século XVII, é caracterizado por mudanças bruscas causadas por contradições governamentais e principalmente religiosas.

O jogo por contrastes e o dualismo são característicos desse movimento, os quais aparecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com