TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beco do Batman

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Há incontáveis ruas, vielas e muitos caminhos através de São Paulo, muitos esquecidos, deixados às traças pelo governo e muitas vezes pela população. As rua Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena - zona oeste de São Paulo - em meados dos anos oitenta, assim como outras inúmeras ruas de nossa cidade jaziam esquecidas, deteriorada e suja, quando à época ainda jovens, um grupo de grafiteiros entre eles Rui Amaral e o americano John Howard chegaram ao local. Havia sujeira, várias pichações e um símbolo do Batman (personagem dos quadrinhos que então daria nome ao local), quando os jovens deram as primeiras pinceladas nas paredes do local há por volta de trinta anos atrás e então passando a pintar sistematicamente. As pinturas no local vão desde desenhos com influência cubista a pop arte, psicodélica e letras estilizadas. O Beco do Batman atrai milhares de visitantes todos os meses, além de turistas tendo se tornado ao longo dos anos um grande ponto de referência para o graffiti e a arte urbana em São Paulo tendo sido citado por diversos veículos da mídia internacional entre eles a BBC de Londres que classificou o lugar como "cheio de energia criativa". Os visitantes podem conferir desenhos grandiosos ricos em cores e riqueza de detalhes. Aos que são apreciadores de artes plásticas em geral podem facilmente identificar nos trabalhos grande influência de outras escolas, que muitos não imaginam serem fundíveis ou inspirarem a arte de rua, uma mostra de que a arte não é dividida por paredes que isolam e limitam estilos a um nicho específico, mas por portas que podem ser abertas permitindo aos artistas transitarem por estilos e absorver influências e conceitos de outros grupos enriquecendo sua arte e expressão.

Além, é claro, da qualidade do trabalho dos grafiteiros nas paredes "Beco" outro fato a ser mencionado e enaltecido é o caráter rotativo dos trabalhos. Ou seja, apesar de não ser uma galeria formal o Beco do Batman funciona numa espécie de auto-gestão, tem suas regras. O ultimo a pintar um determinado espaço é o "dono" daqueles limites. Você pode chegar lá e pintar, mas é preciso comunicar o artista que anteriormente deixou seu trabalho lá e então receber a autorização dele para criar outra arte naquele espaço. "Atropelar" é o ato de criar por cima do trabalho de outro artista sem comunicá-lo disto.

É praticamente impossível encontrar um espaço de parede virgem no local. O poder da arte transformou o lugar não apenas em termos de notoriedade ou rotatividade, mas também da forma mais simples: esteticamente. O Beco do Batman é constantemente utilizado como Background peças publicitarias e até desfiles de moda, sendo a principal referência do graffiti na cidade de São Paulo e uma galeria a céu aberto extremamente versátil e sempre com ar de novidade já que você dificilmente vai encontrar os mesmos trabalhos por vários meses seguidos.

Em entrevista a VEJA SÃO PAULO o dono de agência de turismo Thiago Cyrino afirma “Desde 2009, já levei cerca de 1500 pessoas ao Beco do Batman” ressaltando a notoriedade do local. Fato que se deve totalmente ao trabalho dos grafiteiros e grafiteiras que preservam e renovam sua obra incansável e periodicamente. Em torno do local surgiu um circuito para aqueles que curtem artes plásticas, tudo isso atraído pelo magnetismo do Beco do Batman

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com