TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Batman O Cavaleiro das Trevas

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 6

                                       Batman – O cavaleiro das trevas

O filme é bem reflexivo no questionamento ético na relação entre o bem e o mal. Batman é o complicado e misterioso playboy milionário Bruce Wayne. Apesar de toda a impressão que passe sobre sua imagem de playboy que ostenta carros e mulheres, não é quem possa ser realmente. Na verdade Bruce Wayne é apenas sua imagem pública, Batman que define sua verdadeira identidade.

Batman propõe uma discussão sobre o que é correto fazer, e em até que limite se possa chegar para combater o crime e manter a moral.

Batman começou a livrar Gotham do crime e da corrupção que atormentavam a cidade, mas o vácuo que ele deixou atrai um elemento mais perigoso, que encontra nesse momento uma oportunidade para tomar o controle da cidade, o Coringa.

Coringa tem a aparência de um palhaço, é um criminoso diferente que escolheu o crime como forma de expressão. O seu propósito é colocar em duvida a moral de todos, tentando provar que os que combatem são semelhantes a ele, ele também se propõe a valorizar a verdade tentando atingi-la a qualquer preço, nem que esse preço seja a morte de milhares de pessoas.

Outro personagem é o promotor Harvey Dent, Harvey tenta combater o crime que assolam Gotham através da lei, ele passa a imagem de ser uma pessoa correta e incorruptível, mas será mesmo?

Temos também o chefe de policia Jim Gordon,assim como Dent, Gordon tenta livrar Gotham do crime através da lei.

Chega uma parte da história que o Wayne tenta passar sua máscara para Dent, que fica conhecido como o ‘’ Cavaleiro Branco de Gotham’’. O Coringa continua com seus planos e mata um homem fantasiado de Batman e diz que vai continuar matando até que o Batman revele sua identidade, em seguida aparece em uma festa em que Wayne organizou para arrecadar fundos para uma campanha de Dent, o Coringa faz Rachel de refém, Rachel é a ex-namorada de Wayne e atual de Harvey, por ainda gostar de Rachel o Batman manda que o coringa a deixe, Coringa diz que para isso Batman tem que tirar a máscara, na verdade o filme gira em torno desse embate, sem êxito as ações do vilão vão se tornando piores. Em uma conversa sobre o coringa Alfred que é o mordomo de Wayne define que.

‘’ Existem homens que não estão à procura de algo lógico, como dinheiro. Eles não podem ser comprados, nem intimidados. Não é possível argumentar nem negociar com eles. Alguns homens só querem ver o mundo em chamas. ’’

Outra cena que mostra o sentido antiético que o Coringa é apresentado é a do prédio entre Batman e Marrone, antes de ser jogado do prédio Marrone diz.

’É uma luta injusta, pois o Batman é cheio de regras enquanto Coringa não tinha regras. Coringa não tinha causa não tinha porque lutar e não tinha desejo pelo dinheiro.”

Isso nos faz pensar, até quando é certo lutar com moral por um bem maior?

Respondendo as ameaças do Coringa a população pede que o Batman se entregue, Harvey então marca uma coletiva de imprensa e diz a população que não se pode ceder às ameaças do Coringa, que não querem que o Batman se entregue pelos seus erros, mas sim pelo medo que estão sentindo.Harvey se entrega no lugar do Wayne.

O comboio que leva Harvey a penitenciaria é atacado, Batman para salvá-lo, durante o resgate tem oportunidade de matar o Coringa, mas não mata. Na verdade ele se recusa de quebrar a regra de não matar.

No meio do seu embate pessoal Batman poderia ter ate sido morto pelo coringa, mas é salvo por Gordon, o mesmo prende o Coringa, na cadeia o Coringa é interrogado por Gordon sobre o desaparecimento de Harvey, neste momento o Batman assume o interrogatório.

Coringa diz para Batman:

“Eu te matar?... O que eu faria sem você... Eu não quero te matar você me completa... ’’

Coringa questiona as regras do Batman; “Você tem varias regras e acha que elas vão te salvar” hoje você vai ter que quebrar sua regra para saber a verdade... “o único jeito sensato de viver nesse mundo e não ter regras”. “Matar é fazer uma escolha, seu amigo ou a noivinha recatada dele”, Coringa passa a localização de onde estariam os dois ambos em depósitos diferentes, amarrados e cercados com galões de gasolina, ai está o embate da escolha do Batman, ele escolhe salvar Harvey. Rachel acaba morrendo na explosão.

Harvey acorda em um hospital deformado e fica profundamente a abalado ao saber da morte de Rachel. O promotor da pista de que não será mais a mesma pessoa.

Enquanto isso, Coringa prova que é um criminoso diferente, queimando uma montanha de dinheiro e matando o antigo chefe da máfia, ele afirma que a cidade merecia uma classe melhor de criminosos, que a cidade agora dele e que todos os criminosos existentes ali a partir de agora trabalhariam para ele.

Um contador das empresas Wayne que descobre a identidade do Batman, vai até a televisão e diz que entregará a mesma. Mas, porém Coringa não quer que Batman seja desmascarado por outras mãos a não ser a sua, ele ameaça destruir um hospital se o contador não for morto em sessenta minutos. O hospital em que o vilão se encontra é mesmo que Harvey está internado, ele se disfarça de enfermeira e vai até o quarto do promotor, ele o questiona e o coloca contra Gordon, também o coloca contra seus próprios princípios e morais. Harvey é tentado e cai, nesta hora o “cavaleiro branco” da lugar ao duas caras, um personagem que busca vingança não justiça. Na verdade o Coringa consegue corromper a moral da única pessoa que poderia ser incorruptível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com