TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Arquimedes

Artigos Científicos: Biografia Arquimedes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUIMEDES DE SIRACUSA

“ Deem-me um ponto de apoio e uma alavanca e eu moverei o mundo”.

Arquimedes nasceu na colônia grega de Siracusa (atual Itália), na Sicília em 287 a.C., filho do astrônomo grego Fídias, vindo a ser o maior matemático de sua época. Suas contribuições para a matemática de certa maneira, anteciparam em 2000 anos as idéias do cálculo de Newton e Leibniz, sendo profundamente prá-tico, foi além de físico e matemático um talentoso inventor.

Estudou em Alexandria, que na época era o centro intelectual do mundo, aprendeu e desenvolveu suas habilidades de físico e mate-mático, tendo influência de físicos e matemáticos conhecidos, como seu mestre Canon de Samos. Após o retorno a colônia de Siracusa, resolveu colocar em prática uma série de projetos, chegou a ideia da gravidade específica, denominando “Princípio de Arquimedes”, onde começou a comparar o peso espe-cífico dos materiais com o da água; Inventou uma máquina hidráulica para o bombeamento de água, so-lução até hoje aplicada, denomi-nado “Parafuso de Arquimedes”; Desenvolveu vários engenhos de guerra apartir do desenvolvimento da alavanca, método utilizado em catapultas, onde afirmou,“Deem-me um ponto de apoio e uma alavanca e eu moverei o mundo ”.

Encontrou o número π, obte-ve áreas com curvas apartir do mé-todo de exaustão, provou também que o volume de uma esfera é 2/3 do volume do cilindro que a contém.

Em 212 a.C. a colônia de Siracusa foi invadida pela tropa do general romano Marcelo, e em meio a um cálculo, se recusou a ordem de um soldado, sendo morto com um golpe de espada.

Aluno: Giovani Vinotti

RA: 3715673501

Curso: Engenharia Mecânica Série: 4

Disciplina: Cálculo III

Professor: Jackson Siedschlag

Sites:

www.e-biografias.net/arquimedes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com