TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de imanuel Kant

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Introdução a Filosofia

Docente: Albeiro Mejia Trujillo

Aluno: Diego de Lima Silva - 13/0107573

Biografia de Immanuel Kant

Immanuel Kant, filósofo alemão, nascido em Königsberg, Prússia oriental (Alemanha) , em 12 de fevereiro de 1804.

No tocante a parte acadêmica frequentou a Universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg.

Kant conseguiu criar um sistema filosófico que se baseia no resultado do racionalismo de Descartes e Leibiniz e o empirismo dos filósofos David Hume e John Locke

Kant, foi o fundador da filosofia crítica. Vale ressaltar que o termo "crítica" não tem o mesmo sentido para Kant e para nós. Para Kant, Crítica é um estudo minucioso, aprofundando, o qual é diferente do que usamos hoje em dia que vem carregado de um sentido pejorativo. A filosofia crítica pode ser dividia em quatro categorias: o que o homem pode ou consegue saber? O que o homem deve saber? O que o homem tem direito a esperar; qual esperança pode ter? O que é, a cabo, o homem?  

Costuma-se dividir sua obra em dois períodos o pré-crítico e o crítico. O primeiro período, pré-crítico, que vai até o ano de 1970 foi influenciada por Leibniz e Wolf. nessa época seus trabalhos foram bastantes importantes nas áreas de ciências naturais e e da física de Isaac Newton. Pode-se destacar obra deste período que ganhou mais importância História Universal da Natureza e Teoria do Céu, do ano de 1755, onde se encontra a hipótese cosmológica da "nebulosa" que explicaria a origem da evolução do nosso sistema solar, segundo Kant.

O segundo período é relacionado ao despertar de Kant pelo impacto causado pela filosofia de Hume. Foi também nesse período que ele escreve a Crítica da Razão Pura, onde ele colocou todas as questões sob uma análise racional sem que os sentidos pudessem interferir nessa análise para que obtivesse uma análise racional e empírica. Assim sendo, as sensações são modeladas e coordenadas pelo espírito ou razão.  Dentro do desse período crítico ele escreveu a Critica da Razão Prática, onde ele reuniu um código de conduta humano, que funcionaria como leis éticas que regeriam os seres humanos, recebendo o nome de Imperativo Categórico.

Kant é famoso sobretudo pela autoria do termo idealismo transcendental. O que ele quis dizer com esse novo conceito é que todos nós trazemos formas e conceitos antes de tudo, ou seja.... Kant teve como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico do século XVIII. Ele teve esse pensamento quando viu que nem o empirismo britânico e nem o racionalismo continental explicavam com veemência a ciência. Assim, como já exposto aqui antes, para Kant, é difícil obter um resultado onde não há a interferência das formas da sensibilidade e do entendimento que são, por natureza, característica da cognição humana.

A obra escolhida para o trabalho proposto foi a Paz Perpétua de 1795. Nessa obra ele sugere o estabelecimento de uma federação mundial de estados republicanos. Ele acreditava que os homens que fazem as leis deveriam fazê-las de modo que elas deveriam emergir da vontade unida do povo inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com