TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Colonia

Projeto de pesquisa: Brasil Colonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

Introdução 3

Início da colonização 4

Atividades econômicas 5

Missões jesuíticas 6

A ocupação do território 6

Rebeliões coloniais 7

Fim do período colonial 7

Conclusão 9

Bibliografia 10

Introdução

A esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500. No entanto, apenas trinta anos depois é que os portugueses decidiram colonizar as novas terras da América. Inicialmente, limitaram-se a mandar algumas expedições para vigiar a costa e coletar pau-brasil e especiarias.

O Brasil era então habitado por uma população estimada em 3 a 5 milhões de índios de diversas etnias.

Início da colonização

Em 1530, o rei de Portugal, dom João III, mandou ao Brasil a primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Sousa. A frota trazia quatrocentos homens. Seus principais objetivos eram implantar núcleos de colonização, expulsar os piratas franceses que rondavam a costa e explorar o território em busca de ouro e prata.

Em 1532 Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, com estrutura administrativa: cadeia, câmara, igreja. Como tal, é considerada a primeira cidade do Brasil.

Dois anos depois, a coroa portuguesa decidiu entregar a particulares a colonização do território brasileiro. Para isso, dividiu-o em quinze capitanias hereditárias, doadas a pessoas de confiança do reino.

O sistema, porém, não cumpriu seus objetivos. Apenas algumas capitanias prosperaram. Por isso, em 1549, Portugal implantou outra forma de governo: o governo-geral, que centralizava as decisões políticas e econômicas.

O primeiro governador-geral do Brasil foi Tomé de Sousa. Ele chegou de Portugal em 1549, trazendo mais de novecentas pessoas entre colonos e soldados. Trouxe também algumas cabeças de gado e fundou a primeira capital do Brasil, Salvador.

Apesar dos esforços portugueses para colonizar o Brasil, outros povos europeus continuaram a ameaçar seus domínios na América. As invasões francesas, por exemplo, resultaram na criação de duas colônias da França no Brasil. Em 1555, eles fundaram a França Antártica, no Rio de Janeiro; em 1594, tentaram estabelecer a França Equinocial, no Maranhão. Ambas, no entanto, tiveram vida curta, pois logo os franceses foram expulsos do Brasil pelos portugueses, com o auxílio dos índios.

Atividades econômicas

A primeira atividade econômica do Brasil colonial foi a extração do pau-brasil. Em 1532 foi fundado o primeiro engenho de açúcar. A partir de então, a economia açucareira desenvolveu-se e passou a constituir a base da economia colonial.

A produção açucareira se caracterizava pelo latifúndio (grandes propriedades), mão de obra escrava e economia voltada para a exportação.

Todo o trabalho da colônia era feito por africanos escravizados. A escravidão só foi abolida no Brasil em 1888.

As relações econômicas entre a metrópole portuguesa e a colônia se caracterizavam como um “pacto colonial”: a colônia só podia vender seus produtos para a metrópole, e era obrigada a comprar dela os produtos manufaturados que necessitava.

Outras atividades econômicas da colônia que estavam associadas à produção açucareira eram a pecuária, o cultivo do tabaco e a agricultura de subsistência. O gado era utilizado no transporte, na alimentação e como força-motriz. O tabaco era trocado por escravos nos mercados africanos. A lavoura de subsistência alimentava a população colonial.

Era proibida a instalação de gráficas e a edição de qualquer publicação, o que contribuiu para o atraso do país no registro de sua própria história. Todos os livros vinham de Portugal.

Entre os séculos XVII e XVIII, a descoberta de metais preciosos na região de Minas Gerais e de Goiás representou grandes mudanças no Brasil colonial. A mineração atraiu populações de outras capitanias para a região das minas. Surgiram novos povoados, estimulando o comércio e a agricultura de subsistência. O centro econômico transferiu-se do nordeste para o sudeste. Para facilitar o controle da extração de metais, a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

No século XVIII, a economia açucareira entrou em crise, devido à concorrência do açúcar produzido nas Antilhas.

Missões jesuíticas

Os jesuítas tiveram forte presença nos primeiros séculos da colonização portuguesa. Eles se dedicaram principalmente a catequizar os indígenas e instaurar a educação escolar.

Um dos colégios fundados pelos jesuítas foi o Colégio de São Paulo, em 1554. Em torno dele se originou a cidade de São Paulo.

Os primeiros missionários jesuítas chegaram ao Brasil com Tomé de Sousa. O grupo era chefiado pelo padre Manuel da Nóbrega.

Com o passar do tempo, os jesuítas começaram a exercer grande influência política na colônia, desafiando o poder da coroa portuguesa. Esse foi um dos motivos dos conflitos entre o clero e o poder metropolitano. Em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil por Sebastião José de Carvalho e Melo, secretário do rei de Portugal que depois se tornou o marquês de Pombal.

A ocupação do território

Nos primeiros tempos da colonização portuguesa, o povoamento do Brasil concentrou-se no litoral. Com a pecuária e, já no final do século XVII, com a mineração, a ocupação estendeu-se para o interior.

Os bandeirantes tiveram papel importante na ampliação das fronteiras coloniais para o interior. Penetrando os sertões em busca de ouro e de indígenas para escravizar, foram deixando atrás de si pousos que em muitos casos deram origem a cidades.

Esse movimento para o interior foi facilitado pela união das coroas portuguesa e espanhola, de 1580 a 1640. Nesse período, conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com