TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Colonia

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LEOPOLDO DE MIRANDA

2º ANO/2.2

SARA MARINI COSTA

BRASIL COLONIA

TRABALHO DO 1º BIMESTRE

BELO HORIZONTE

2015

SUMÁRIO

1 CULTURA....................................................................................................................

2 POLITICA....................................................................................................................

3 ECONOMIA.................................................................................................................

4 EUROPEU, AFRICANO E INDIO.................................................................................

5 RELEVANCIA HISTORICA..........................................................................................

6 ESQUEMA...................................................................................................................

7 FONTE ........................................................................................................................

CULTURA

No Brasil Colônia, até o século XVII, todas as formas de manifestações artísticos-culturais ocorriam nos centros de educação (os Colégios Jesuítas). A partir do século XVIII, com a emergência da mineração, outras manifestações culturais tornaram-se presentes, como a arte barroca (plástica e literária), manifestações árcades e parnasianas, principalmente influenciadas pelos matizes europeus.

As manifestações culturais que aconteceram nesse período foram fundamentais para a formação da identidade da sociedade brasileira.

POLÍTICA

O Brasil foi dividido pelo rei de Portugal em várias partes, as chamadas Capitanias Hereditárias. Um governante era designado para cada região. Essa divisão aconteceu para que houvesse uma melhor organização da colônia.

As Capitanias Hereditárias funcionaram durante um período, mas fracassaram rapidamente por conta de escassez de recursos, a distância entre as grandes metrópoles e as invasões constantes de povos indígenas e corsários. Logo após essa tentativa falha de organização, foi implantado o governo geral. Isso ficou sobre responsabilidade de Tomé de Souza, e foram criadas as câmaras municipais (apesar de parecer com a democracia, o povo não participava de nada). A capital nacional era em Porto Seguro-Bahia, pois, naquela época, o nordeste era a região mais desenvolvida do país.

O pacto colonial determinava que o Brasil só poderia manter comercialização de produtos com a sua metrópole, Portugal. Quando o ouro foi descoberto em Minas Gerais e com a corrida pelo garimpo, o pacto sofreu alterações que obrigava o brasil a manter a comercialização do ouro apenas com os portugueses. Com essa mudança no pacto colonial, surgiram importantes manifestações brasileiras como a Inconfidência Mineira e a Guerra dos Emboabas.

ECONOMIA

A base da economia colonial era o engenho de açúcar. O senhor de engenho era fazendeiro, dono de uma produção de cana-de-açúcar, que utilizava mão-de-obra escrava africana e o principal objetivo era a venda do açúcar para o mercado europeu. O Brasil também se destacou por sua produção de tabaco e algodão. Tudo isso, utilizando mão-de-obra escrava e visando o comercio com o mercado europeu.

As principais regiões açucareiras eram Pernambuco, Bahia, parte do Rio de Janeiro e São Vicente, São Paulo.

Os bandeirantes foram os responsáveis pela ampliação do território brasileiro para além do tratado de Tordesilhas. Eles entravam pelo país atrás de índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamante. Em Minas Gerias, Goiás e Mato Grosso, os bandeirantes foram os primeiros a encontrarem minas de ouro nessas regiões.

No final do século XVII, a exportação de açúcar começou a enfraquecer, mas a descoberta do ouro pelos bandeirantes criou um novo ciclo para a economia do brasil colônia. Com esse novo ciclo, o chamado ciclo do ouro, foi promovido a febre do ouro no Brasil, e isso atraiu vários outros colonos de outras colônias portuguesas ao redor do mundo, e isso gerou conflitos como a Guerra dos Emboabas, que foi o conflito entre os antigos colonos e os recém chegados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com