TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Colonial

Monografias: Brasil Colonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

logo no início do filme percebe-se que desde o início da história a mulher sempre foi vista como um objeto, usada simplesmente para reproduzir e satisfazer os desejos do homem.

Na época da colonização as órfãs eram trazidas de Portugal e não tinham o direito de escolher quem seria seu marido, decidir sobre sua própria vida. A maioria dessas meninas foram criadas em conventos e tinham o desejo de serem religiosas, porém, eram brutalmente impedidas.

Oribela, uma das órfãs, foi obrigada a casar-se com Francisco, um homem rude e autoritário, ela sofria violência física e psicológica, sendo obrigada a ceder às vontades sexuais do homem por quem ela sentia repulsa.

A trágica história de Oribela reflete a situação da mulher no Brasil colonial e revela a natureza das relações sociais e o papel da igreja e do indígena naquela sociedade em formação.

Brasil, país formado por uma diversidade de culturas e raças, país colonizado pelos portugueses, que de acordo com o historiador Bóris Fausto, tinham algumas vantagens geográficas, qeu os permitiam a ida e vinda através do meio marítimo.

A terra até então desconhecida despertou nos portugueses alguns interesses como, o trabalho indígena e as riquesas naturais, principalmente os produtos agrícolas que serviam como tempero e o ouro. Os portugueses criaram as capitanias, porém, com o passar dos tempos o rei percebeu que não estava suprindo as necessidades da época. Foi no período colonial que então surgiu o tráfico africano e logo os africanos passaram a ser escravizados, onde levavam uma vida totalmente desumana.

Em seguida vieram os Holandeses que tinham o intuito de conquistar postos no Brasil e controlar o tráfico de escravos, no entanto, foram expulsos militarmente pelos portuguesess.

Com o passar do tempo surgiu a necessidade de independência, foi aí que ocorreu a inconfidência mineira, movimento que foi de extrema importância para a independência, porém este movimento terminou com o julgamento de alguns participantes e com o enforcamento de Tiradentes, onde o rei mostrou publicamente quão grande era o seu poder.

Algum tempo depois a prática do tráfico de escravos começou a decair, fato que teve início quando a Inglaterra, grande potência da época, deixou de lado esta prática. Com algum tempo houve a vinda da família real para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com