TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Escolar

Artigo: Brasil Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No Brasil a origem das instituições escolares pode ser localizada em 1549 com a chegada dos jesuítas que criaram, na então colônia portuguesa, “a primeira escola brasileira”.

O primeiro período (1549-1759) é dominado pelos colégios jesuítas; o segundo (1759-1827) está representado pelas “Aulas Régias” instituídas pela reforma pombalina, como uma primeira tentativa de se instaurar uma escola pública estatal inspirada nas ideias iluministas segundo a estratégia do despotismo esclarecido; o terceiro período (1827-1890) consiste nas primeiras tentativas, descontínuas e intermitentes, de se organizar a educação como responsabilidade do poder público representado pelo governo imperial e pelos governos das províncias; o quarto período (1890-1931) é marcado pela criação das escolas primárias nos estados na forma de grupos escolares, impulsionada pelo ideário do iluminismo republicano; o quinto período (1931-1961) se define pela regulamentação, em âmbito nacional, das escolas superiores, secundárias e primárias, incorporando crescentemente o ideário pedagógico renovador; finalmente, no sexto período, que se estende de 1961 aos dias atuais, dá-se a unificação da regulamentação da educação nacional abrangendo a rede pública (municipal, estadual e federal) e a rede privada as quais, direta ou indiretamente, foram sendo moldadas segundo uma concepção produtivista de escola.

1. MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

No início do século XVI, quando ocorreu a reforma houve mudança nas mentalidades das sociedades europeias que teve inicio no campo religioso, umas séries de questões propriamente religiosas colocavam a igreja como alva de crítica da sociedade, mas a reforma foi motivada por um complexo de causas que ultrapassaram os limites da mera contestação religiosa.

As insatisfações acumularam – se e desencadearam um movimento de ruptura na unidade cristã, então foi criada a reforma protestante que criticava diversos pontos da igreja católica. Teve início no século xvi com Martim Lutero que contestou 95 teses da igreja católica ele desafiou os ensinamentos da Igreja na natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências.

A contrarreforma consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela igreja católica com o surgimento das religiões protestantes. Surgiu o concilio do Trento, que foi reuniões de bispos, convocados pelo Papa Paulo III no ano de 1545, onde apresentaram decisões para garantir a unidade da fé católica a disciplina eclesiástica e opondo-se as ideias protestantes, o concílio do Trento reafirmou diversos pontos da doutrina católica como: a salvação humana, a fonte da fé, a missa e a presença de cristo e a elaboração de um catecismo. A igreja católica criou igreja a Companhia de Jesus os Jesuítas que foi fundada pelo espanhol militar Inácio de Loyola e tinha a missão de combater a expansão do protestantismo e expandir o catolicismo ao redor do mundo.

Com o trabalho de ensinar os Jesuítas descobriram que era mais seguro alcançar a alma dos jovens, pois, achavam que os adultos eram muito intolerantes, e o instrumento adequado para a conquista desses jovens seria a criação e a multiplicação de escolas.

A pedagogia Jesuíta requer preparo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com