TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Republica

Por:   •  13/12/2015  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

História do Brasil V

História do Brasil República:

Isabel Ramos da Cruz

As favelas no Rio de Janeiro: Os impactos sociais no Rio de Janeiro provocado pelo processo de modernização no início do século XX, Segundo o livro texto e o texto de apoio às reformas urbanas do Rio de Janeiro que interpreta os conflitos a da primeira republicam, durante as reformas urbanas de Pereira Passos e Rodrigues Alves. Esse governante atendeu aos interesses de uma classe dominante ansiosa pela permanência no poder. Um ponto interessante dessa época e a imprensa os jornais o que mais destaca no texto de apoio e o Correio da manhã que, que ele narra os acontecimentos fazendo parecer bem pior do que é acusava as favelas de ser um antro de desertores, “classes perigosas”. Segundo o professor Rivail nas vídeo aulas a modernidade trouxe um mudança significativa do ritmo de vida da condição das pessoas em relação a essa vida moderna as pessoas tinha que andar bem vestido para mostrar que era do bem, essa classe dominantes aceitáveis pela ordem liberal burguesa elas extrapolaram o  cultural e adentraram no campo político uma classe preconceituosa.

 O Rio de Janeiro na sua primeira república vão estabelecer uma oposição entre favela lugar da barbárie, território da marginalidade e o centro lugar da civilização, sendo o centro lugar o protótipo da cultura do progresso e da riqueza e, desde muito cedo o cortiço o interior e sua população foram preconceituosamente concebidos como bárbaros ou selvagens . Tudo isso foi originado nos problemas sociais decorrentes principalmente da falta de regularização das moradias e a insatisfação do população hipossuficiente uma cidade em que como diz Cesare Lombroso ao identificar o que chamam de “criminoso nato” possibilitava o controle de uma população pobre e negra, mecanismo necessário para a manutenção da ordem social vigente no contexto do advento das grandes metrópoles do cescimento do capitalismo e do conflito entre capital e trabalho especialmente em um país marcado pelo colonialismo e pela escravidão, como o Brasil. Pg.33.

 O Filme Guerra de Canudos E Guerra dos Pelados: Ambienta-se no período republicano de nossa história. O Brasil atravessava um momento de grave crise econômica.

A Guerra de Canudos  foi um acontecimento que se passam no sertão baiano, um clima seco do sertão a miséria na qual a população local estava mergulhada e o descaso por parte da república com esta situação  e, também mostrando primeiramente pelo aspecto econômico os altos impostos que eles  tinha que pagar para o governo retratando o quanto foi dessa forma desumana e autoritária que agia o Regime Republicano em seus primeiros anos depois de instaurado. E é nesse momento de insatisfação do pobre sertanejo com o governo republicano que surgi Antônio Conselheiro convidando o povo a seguir com promessa de boas condições financeira esses lideres religiosos ele exercia grande influência sobre a população pobre, no filme guerra dos pelados também tem Deodato e sob liderança espiritual de Ana. os dois filmes retrata líderes religiosos alimentando os povo pobre sem qualquer auxilio e sem muitas oportunidades de melhoria de vida.

Esse dois filmes nós da uma ideia do que pode fazer um governo sem consciência social que, coloca a serviços dos poderosos a máquina do Estado, esquecido de que o seu principal dever é servir ao povo que o sustenta.  A  Guerra  Pelados ele mostra um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder Estadual e federal brasileiro e, também mostra o autoritarismo político no brasil. Em uma região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e Santa Catarina, e originada nos problemas sociais decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e ainda agravando pelo fanatismo religioso expresso pelo messianismo e pela cresças por partes dos caboclos revoltados de que se tratava de uma guerra santa. Embora o filme retrata diretamente os grande fazendeiros eles tinha poder sobre o governo e passaram exercer suas influências e, qualquer concentração de população pobre que não estivesse sob a tutela de algum governante ou grande proprietários era vista como uma ameaça a ordem pública. As forças policiais e judiciarias estavam vigilantes e disponíveis para o exercício desse domínio sobre o mundo sertanejo.  Livro texto pg/83. Naquela época os coronéis queriam a expansão das estradas de ferro pois eles defendiam maior alternativa políticas pois esse projeto requeriam mercados consumidores externos exemplo da madeireira  a Suthen Brazil Lumber & Colonization Company. Texto feito baseado no filme e no livro texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com