TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil República

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 12

Fichamento do 3º Texto: A República brasileira: federalismo e regionalismo

(1889-1937)

Parágrafo 1

Parágrafo2

Parágrafo 3

Parágrafo 4

Parágrafo 5

Parágrafo 7

Parágrafo 9

Parágrafo 10

Parágrafo 11

Parágrafo 14

Parágrafo 18

Parágrafo 19

Parágrafo 24

Parágrafo 26

Parágrafo 28

Parágrafo 32

Parágrafo 33

Parágrafo 34

Parágrafo 37

Parágrafo 38

Parágrafo 40

Parágrafo 41

Parágrafo 44

Parágrafo 48

Parágrafo 51

Parágrafo 57

Parágrafo58

Parágrafo 60

Parágrafo 63

Parágrafo 67

Parágrafo 71

Parágrafo 74

Parágrafo 77

Parágrafo 79

Parágrafo 80

Parágrafo 83

Parágrafo 86

Parágrafo 89

LOVE, Joseph L. A República brasileira federalismo e regionalismo (1889-1937) In: MOTA, Carlos G.(org) Viagem incompleta. A experiência brasileira. A grande transação. 2ª Ed., São Paulo: Editora Senac, p. 121-160.

            “O Brasil nadava contra a corrente centralizadora quando a Constituição de 1891, promulgada após o golpe de Estado que instaurou o regime republicano dois anos antes, outorgou poderes fiscais e financeiros inusitados aos estados da federação”.

            “Os estados brasileiros retiveram poderes importantes e continuaram inovando, especialmente na esfera social, após 1930. Ironicamente, o federalismo fiscal continuou a existir mesmo durante o Estado Novo”.

            “O federalismo deve ser diferenciado do regionalismo. (...) O primeiro enquanto um sistema de governo no qual os assuntos de interesse nacional diz respeito à autoridade central – o cumprimento da Constituição e das leis federais, o controle sobre a moeda, a formulação da política externa, etc.”.

            “O regionalismo, por outro lado, é o padrão de comportamento político característico do regime federativo. Nele, os atores regionais aceitam a existência de uma entidade maior, o Estado-nação, mesmo que isso coloque em risco o próprio regime político”.

            “No Brasil, durante o período em questão, os estados eram unidades políticas coesas: os partidos políticos existiam apenas em nível estadual, e, assim mesmo, em alguns estados apenas”.

            “Ao mesmo tempo em que dava a elevação de São Paulo à posição de quase-hegemonia no quadro da economia exportadora no final da década de 1880, eclodia a crise das últimas economias dependentes do trabalho escravo no hemisfério ocidental”.

           “Enquanto isso, proprietários de escravos em outras províncias não conseguiam atrais mão-de-obra imigrante que se destinava a São Paulo devido à baixa rentabilidade de suas operações”.

            “Uma parcela de exigência de autonomia provincial ou estadual derivava da percepção de que São Paulo e outras províncias dinâmicas podiam incrementar substancialmente seus recursos financeiros para estimular suas economias regionais sob o federalismo”.

            “Políticos paulistas também desejavam entrar em contato direto com os credores estrangeiros, visando à obtenção de novos recursos a ser aplicados no desenvolvimento, em vez de atuar por meio de um intermediário do governo central”.

             “A Constituição Federal, aprovada pela Assembléia Constituinte, em 24 de fevereiro de 1891, cumpriu a promessa de descentralizar, uma das palavras de ordem no manifesto republicano de 1870. (...) A Carta garantia uma maior dispersão de autoridade. (...) Os estados brasileiros podiam criar barreiras tarifárias para proteger suas indústrias”.

             “Um artifício não econômico pelo qual a constituição tendia a favorecer os estados fortes se manifestava no relacionamento entre os três poderes do governo federal. (...) Consequentemente, na medida em que a república se desenvolveu, ficou claro que a seleção de presidente era de importância crucial para se controlar o sistema político”.

             “As máquinas partidárias estaduais. (...) Monopolizavam a atividade política em cada território até a década de 30. Mesmo no início da era Vargas, organizações políticas autodenominadas “nacionais” obtinham o grosso de seu apoio em determinados estados”.

             “Dada à posição econômica de São Paulo não é de estranhar que os recursos financeiros do governo estadual fossem maiores comparados aos outros estados. (...) No que diz respeito à arrecadação federal, um terço desta era fornecido por São Paulo durante a década de 30; década em que os cofres do governo federal arrecadavam de seis a oito vezes mais do que o segundo colocado, o Rio Grande do Sul”.

             “Em termos políticos, a característica mais significativa da população do estado de São Paulo era sua taxa de alfabetização, devido ao fato de que apenas os cidadãos alfabetizados podiam votar. A taxa de alfabetização em São Paulo estava abaixo da média nacional em 1890. (...) Em 1920, entretanto, apenas o Rio grande do Sul tinha uma proporção maior de habitantes alfabetizados”.

             “Uma análise mais detalhada da economia cafeeira se faz necessária para compreender a origem dos interesses e do poder de São Paulo. Os paulistas produziram o principal gênero de exportação, que, no transcorrer do regime republicano, se tornou o esteio e a monocultura que garantia a riqueza do país.

             “No que diz respeito à oferta de mão-de-obra, as lideranças paulistas não quiseram confiar essa questão apenas às forças do mercado. (...) Estava basicamente preocupado em manter os portos do Brasil abertos aos europeus e asiáticos que quisessem trabalhar em suas plantações de café”.

             “Minas era um estado com o dobro do tamanho de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e abrigava o maior contingente populacional e de votos até a década de 30. (...) sua economia era muito mais fraca que a de São Paulo, e até chegou a perder o segundo lugar para o rio Grande do Sul no final do período em questão”.

             “Enquanto as lideranças paulistas se concentravam no controle das políticas de câmbio, monetária e fiscal e de imigração, os mineiros tinham os olhos voltados para grandes projetos de obras públicas (especialmente ferrovias) e a obtenção de benesses políticos para os habitantes de seu estado”.

             “A terceira máquina política estadual em importância, o Partido Republicano Rio-grandense (PRR), chegou tarde à cena política, e passou a desempenhar um papel de destaque apenas a partir de 1910. O partido da situação no Rio Grande do Sul era único do Brasil, na medida em que se sustentava num fundamento ideológico, o positivismo comtiano”.

             “Quando o PRR se tornou uma força nacional, depois de 1910, o fez graças à sua aliança com o exército, e ao tirar proveito das divisões entre os partidos republicanos de Minas e São Paulo”.

             “Vários motivos explicam os vínculos estreitos entre o PRR e o exército federal, inclusive convicções ideológicas (o positivismo comtiano, base do partido governante e da Constituição Estadual), laços formados durante as lutas de 1893-1995, e lealdade regional”.

             “São Paulo era o principal produtor de café e Minas Gerais era o segundo maior. O Rio Grande do Sul, por sua vez, orientava seus principais produtores de “exportação”, o charque e o arroz, para o mercado nacional”.

             “A política “externa” dos estados nordestinos assemelhava-se à política das nações balcânicas entre o declínio do Império Otomano e o final da Segunda Guerra Mundial: eles cortejavam e tentavam apaziguar as “grandes potências”.

             “O nordeste tinha que fazer face não apenas à política do café-com-leite, mas também à política dos governadores. Esse arranjo permitia que o presidente e os governadores mais poderosos tomassem as decisões mais importantes a respeito das políticas a ser adotadas sobre a distribuição de cargos”.

             “Depois que o novo sistema federal se estabilizou, sob o controle civil, no final da década de 1890, a intervenção do governo central nos estados tornou-se freqüente, com exceção dos três grandes e suas respectivas máquinas políticas”.

             “Nesse sistema político, a presidência era o elemento central de coesão, e as alianças em nível nacional giravam em torno da disputa para eleger o chefe executivo. Para determinar a sucessão presidencial, os partidos políticos de São Paulo e Minas Gerais geralmente trabalhavam juntos, mas, a partir de 1910, o Rio Grande do Sul também entrou no Páreo. (...) As lideranças dos três partidos autônomos, atuando em conjunto, podiam evitar a crise inerente em toda sucessão presidencial”.

             “Nesses anos, em que ocorreram brechas na aliança entre paulistas e mineiros, três políticos gaúchos almejaram o controle do governo federal. O senador Pinheiro machado, já influente na sucessão de 1906, havia transformado o Rio Grande do Sul num estado “grande” no pleito de 1910, quando este se aliou a Minas e ao exército contra São Paulo e a Bahia para eleger o marechal Hermes da Fonseca”.

             “Quando o novo governador Getúlio Vargas entrou na corrida presidencial em 1930, uma nova geração de gaúchos chegava ao estrelato. Eles apoiaram a primeira candidatura postulada por um político gaúcho à presidência, no momento em que Minas Gerais e São Paulo estavam, mais uma Vez divididos quanto à sucessão presidencial”.

             “A continuidade da depressão econômica e a falta de um “governo autóctone” em São Paulo levou o país à única guerra civil interestadual do século XX, em 1932, na qual uma elite civil unida – republicanos e os democratas paulistas – tentou, sem sucesso, derrocar o governo provisório. Para reconciliar os paulistas derrotados, o governo Vargas assumiu metade das dividas dos cafeicultores e anunciou a realização de eleições para a Assembléia Constituinte na qual os interesses regionais poderiam ter voz ativa mais uma vez”.

             “Em seu golpe de 10 de novembro de 1937, que criou o Estado Novo, Vargas proclamou, estridentemente o fim do federalismo e da democracia liberal. Os antigos estados passaram a ser mera divisões administrativas do regime unitário, e o presidente, transformado em ditador, substituiu os governadores eleitos por interventores indicados por ele. (...) Centralismo autoritário”.

             “A intervenção governamental na economia e na sociedade realizada por Vargas alcançou novos patamares de envolvimento. Algumas dessas mudanças foram imediatas, tal como a aceitação da responsabilidade pelas dívidas de suas unidades constitutivas por parte do governo provisório, inclusive a imensa dívida de valorização pertencente a São Paulo. Outros ocorreram em forma de processo, como no caso da organização e do controle da classe trabalhadora pelo governo, que começou de imediato”.

             “No nordeste, a cooperação entre os governos estaduais e federal, era impossível, dada a pobreza dos primeiros. (...) Os gastos financeiros do governo federal nessa região eram irrisórios, comparados às somas consumidas na proteção do café. O benefício mais palpável, para o Nordeste, se deu na esfera política e social: devido à ausência de eleições, o coronelismo se tornou irrelevante”.

             “Na minha perspectiva, a mudança de regime em 1889 não foi insignificante. A ruptura permitiu uma maior realização do papel que os governos modernos devem desempenhar”.

             “Do lado dos gastos, o governo federal nada fez pelas classes baixas além da adoção medidas de saúde pública, deixando a responsabilidade pela educação para os estados”.

             “Foi o governo estadual, mais do que a União, que iniciou os programas de saúde pública e assumiu a responsabilidade pelo subsídio da imigração e pela valorização do café”.

             “Na educação tal como na saúde pública, o estado de São Paulo indicava o caminho a ser trilhado, devido, em parte ao fato de que suas lideranças acreditavam que uma força de trabalho produtiva saudável dependia da alfabetização básica”.

             “Para concluir, consideremos o desenvolvimento verificado no final do período em questão, comparando o regime federativo dos anos 1889-1937 com o Estado Novo e com o regime contemporâneo no México. Em primeiro lugar, notamos uma continuidade na intervenção do governo na economia e na sociedade na República Velha e Nova, prosseguindo no Estado Novo”.

             “Talvez a contribuição mais saliente do Brasil à pratica corporativa na década de 30 tenha sido sua administração parcialmente descentralizada, contrastando com os regimes nitidamente mais vigentes e unitários na Itália e no Leste da Europa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (129.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com